Lula parabeniza Fernanda Torres e Walter Salles por indicações ao Oscar de "Ainda Estou Aqui"
Presidente destaca o orgulho nacional pelas três indicações ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas
Reconhecimento histórico
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais nesta quinta-feira (23/1) para parabenizar a equipe do filme "Ainda Estou Aqui" pelas três indicações ao Oscar 2025. A produção dirigida por Walter Salles concorre nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres indicada por sua interpretação de Eunice Paiva.
"A turma de 'Ainda Estou Aqui' já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, MELHOR FILME. Quanto orgulho! Beijo para Fernanda Torres e Walter Salles", escreveu Lula em seu perfil.
Filme celebra a história de Eunice Paiva
"Ainda Estou Aqui" é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, lançado em 2015. A trama acompanha a história de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, que enfrenta a repressão da ditadura militar no Brasil após a prisão e desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, vivido por Selton Mello.
O filme já havia conquistado o público internacional antes da indicação ao Oscar, com premiações no Festival de Cannes e Globo de Ouro. Nesta semana, recebeu o selo "Fresh" no agregador de críticas Rotten Tomatoes. A produção alcançou 95% de aprovação da crítica anglófona, consolidando sua posição como um dos destaques da temporada de premiações.
Conquista do cinema brasileiro
A lista de indicados ao Oscar 2025 foi adiada duas vezes devido aos incêndios que atingiram Los Angeles, com o anúncio transferido para a manhã desta quinta-feira (23/1). A expectativa em torno da produção brasileira veio numa crescente, especialmente após o sucesso da estreia nos cinemas americanos.
A cerimônia do Oscar, que acontecerá no domingo, 2 de março, marca a volta do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional após ausência de 26 anos, desde "Central do Brasil", também de Walter Salles, além da segunda nomeação a Melhor Atriz do país, após Fernanda Montenegro, mãe de Torres, por "Central do Brasil". Para completar, destaca o feito histórico da primeira indicação de um filme brasileiro no prêmio principal, o Oscar de Melhor Filme do ano.
A premiação será exibida ao vivo pelo canal pago TNT e a plataforma Max.
A turma de "Ainda Estou Aqui" já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, MELHOR FILME. Quanto orgulho! 🇧🇷 Beijo para Fernanda Torres e Walter Salles.
— Lula (@LulaOficial) January 23, 2025