Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Martin Scorsese quer luta de cineastas contra adaptações de quadrinhos

25 set 2023 - 17h57
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Instagram/BAFTA / Pipoca Moderna

O diretor Martin Scorsese, de filmes clássicos como "Táxi Driver" e "Os Bons Companheiros", voltou a criticar a "onipresença" de filmes baseados em quadrinhos e a cultura de franquias em Hollywood. Em uma entrevista para a revista GQ, ele expressou preocupação com o futuro do cinema independente e de arte. "O perigo é o que isso está fazendo com nossa cultura", disse ele. "Porque vão existir gerações agora que pensam que filmes são apenas esses — que é isso que são filmes."

Scorsese argumenta que a predominância de blockbusters pode contribuir para a erradicação de filmes menores e independentes do cenário cinematográfico. "Eles já pensam assim", continuou ele. "O que significa que temos que então lutar mais forte. E isso tem que vir do nível de base. Tem que vir dos próprios cineastas."

Ele cita exemplos. "E você terá, sabe, os irmãos Safdie, e você terá Chris Nolan, entende o que eu quero dizer? E ataque de todos os lados. Ataque de todos os lados e não desista. Vamos ver o que você tem. Vá lá e faça. Vá reinventar. Não reclame sobre isso, porque é verdade, temos que salvar o cinema."

 

Reações e ironias

A declaração de Scorsese gerou diversas reações, incluindo a do diretor Scott Derrickson ("Doutor Estranho"), que apontou a ironia de Scorsese pedir que cineastas "lutem" contra a cultura de filmes de quadrinhos enquanto cita Christopher Nolan, diretor de uma das trilogias de super-heróis mais icônicas de todos os tempos. Derrickson postou na rede social X: "Lute contra a cultura de filmes de quadrinhos apoiando o diretor da trilogia Batman."

A citação de Scorsese a Nolan se deve ao sucesso recente do filme "Oppenheimer". Entretanto, o próprio desempenho do longa serve como um contraponto à narrativa de que apenas blockbusters baseados em quadrinhos atraem o público, mostrando que ainda há espaço para dramas tradicionais no mercado dominado por filmes de quadrinhos.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade