Mickey Mouse se torna domínio público, mas a Disney tem um problema maior
Já se passaram quase 95 anos desde que 'Steamboat Willie' foi lançado.
Já se passaram quase 95 anos desde que 'Steamboat Willie' foi lançado. O curta de Walt Disney e Ub Iwerks lançou Mickey Mouse ao mundo em 1928 e, de acordo com a lei estadunidense, o personagem principal da casa em breve passará para domínio público. Este é uma tremenda questão para os próximos anos da The Walt Disney Company, mas não é a única.
Para o bem ou para o mal, Walt Disney deu o tom quando se tratava de fazer desenhos animados e seu estudo é um dos principais pilares da história da animação. Graças a clássicos como 'Branca de Neve e Os Sete Anões', 'Bambi', 'Fantasia' ou 'Pinóquio', os estúdios Disney ditaram a forma de se fazer animação e se tornaram inesquecíveis para dezenas de gerações de crianças. O problema: muito do material original desses filmes já foi perdido.
Estima-se que 95% do material de produção de alguns desses clássicos tenha sido destruído – e parece que parte da culpa é do próprio estúdio e de seus animadores.
Até relativamente pouco tempo atrás, todo o trabalho por detrás dos nossos filmes favoritos era feito à mão: com lápis, papel e tintas. Este foi um processo muito árduo e trabalhoso, mas ao qual os animadores colocaram muito cuidado e esforço. A questão é que nem sempre houve esse mesmo cuidado ao lidar com o material final dos filmes.
De acordo com Arthur Stevens, um dos animadores mais antigos da Disney e diretor de Berna…
A Disney admite o erro catastrófico que a Marvel cometeu nos últimos anos