Ministro da França protesta contra 'Pantera Negra 2': "Falso e enganoso"
Sébastien Lecornu usou o Twitter para expor suas queixas e teceu duras críticas ao sucesso da Marvel; entenda.
O governo francês está incomodado com o filme 'Pantera Negra: Wakanda para Sempre' (2022). O ministro das Forças Armadas da França, Sébastien Lecornu, usou o seu Twitter para expor suas queixas e teceu duras críticas ao sucesso da Marvel: "Condeno veementemente essa representação falsa e enganosa de nossas forças armadas".
O ministro comentou uma publicação do jornalista Jean Bexon, que compartilhou uma cena do filme em que tropas francesas tentam roubar recursos pertencentes ao fictício reino africano de Wakanda. Em sua publicação, o jornalista destaca que "os malvados mercenários franceses que operam no Mali estão vestidos como soldados da Operação Barkhane", uma missão militar da vida real.
A cena gira em torno de um grupo de soldados franceses algemados e levados para uma reunião da ONU, depois de terem sido apanhados numa missão secreta numa base de Wakanda no Mali. "Estou a pensar e honrar os 58 soldados franceses que morreram defendendo o Mali, a seu pedido, diante de grupos terroristas islâmicos", escreveu Lecornu.
A França é particularmente sensível à sua imagem na África Ocidental após juntas militares no Mali e no Burkina Faso terem exigido a saída das tropas francesas, enviadas para a região do Sahel, desde 2013, para combater os jihadistas.
O Ministério da Defesa disse que a França não pede a retirada ou censura do filme, mas "nenhum revisionismo pode ser permitido sobre as recentes ações da França no Mali: interviemos a pedido do próprio país para combater grupos terroristas armados, longe da história contada no filme, ou seja, um exército francês vindo para pilhar recursos naturais", acrescentou o ministro.
Fontes próximas de Lecornu disseram que ele ficou "zangado ao ver o filme".
'Pantera Negra: Wakanda Forever' tem um enredo com grande teor político. O longa, que acumula 5 indicações ao Oscar, mostra a rainha Ramonda lutando para defender a nação africana dos ataques de vários países que tentam roubar o suprimento de Vibranium, que – até então – é exclusivo de Wakanda.
O filme já está disponível na Disney+.
Je condamne fermement cette représentation mensongère et trompeuse de nos forces Armées.
Je pense et rends hommage aux 58 soldats français qui sont morts en défendant le Mali à sa demande face aux groupes terroristes islamistes. https://t.co/KpnFIcatPt
— Sébastien Lecornu (@SebLecornu) February 12, 2023