Novo 'Aranhaverso' é proibido nos Emirados Árabes por mensagem pró-trans
Segundo a fonte, existe uma censura rigorosa de filmes para crianças e espectadores mais jovens.
Nesta sexta-feira (16), a distribuidora VOX Cinema divulgou que o filme 'Homem-Aranha: Através do Aranhaverso' não será lançado nos cinemas dos Emirados Árabes por exibir uma bandeira trans. A informação foi confirmada pela AP.
Apesar de não entrar em detalhes sobre o motivo do cancelamento, uma fonte próxima da produção informou que o longa traz uma cena com a bandeira trans, simbolizada pelas cores rosa, azul e branco, e traz o recado, em inglês, "Proteja as crianças trans". A bandeira aparece de forma breve no filme.
A nova atração do famoso personagem dos quadrinhos estava com data de lançamento para o final de junho nos Emirados Árabes. Segundo a fonte, existe uma censura rigorosa de filmes para crianças e espectadores mais jovens.
A conta oficial do Conselho de Mídia dos Emirados Árabes Unidos, no twitter, informou nesta terça-feira (13) que "não permitirá a circulação ou publicação de conteúdo contrário aos valores e princípios dos Emirados Árabes Unidos e aos padrões de conteúdo de mídia em vigor no país".
?? ????? ??? ????? ??????? ??????? ?? ????? ???????? ?????????? ???? ?????????? ??? ??????? ????? ?? ???? ???? ?????? ?? ???? ?????? ?? ????? ??????? ??????? ??? ?? ???? ??????? #??????_???????? ??????? ?????????? ?? ?? ????? ????? ??????? ?????? ????????? ????????. https://t.co/BVCBvN9SHV
— ??????? ???????? (@alcinema_sa) June 13, 2023
Fim da censura
Em 2021, os Emirados Árabes Unidos anunciaram o fim da censura nos cinemas para filmes estrangeiros, a fim de atrair a atenção internacional para o país como um polo internacional. A Autoridade Regulatória de Mídia Emiradense chegou a afirmar na época que os filmes lançados nos cinemas seriam exibidos em sua versão original.
*Com informações da AP.