Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O filme de ficção científica que acabou sendo o maior fracasso da Disney

Descubra o que deu errado com essa mistura de 'Star Wars' com 'Indiana Jones'.

8 jun 2023 - 14h10
(atualizado em 9/6/2023 às 09h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Disney / Adoro Cinema

Há projetos que ficam presos em Hollywood e acabam sendo cancelados completamente ou esquecidos no temido development hell, uma espécie de limbo das produções estagnadas de grandes estúdios. Alguns são retomados mais tarde em uma versão mais ou menos parecida com a que foi colocada em prática na época. Foi o que aconteceu no caso de 'John Carter: Entre Dois Mundos', inspirado numa história de Edgar Rice Burroughs adaptada pela primeira vez em 2012 e cuja primeira tentativa de chegar à tela grande remota a 1931.

Muitas tentativas que não decolaram

Foto: Adoro Cinema

O plano inicial era fazer um filme de animação e várias cenas foram feitas usando rotoscopia, mas uma exibição de teste foi um fracasso retumbante e o filme foi arquivado. Na década de 1950, foi o lendário Ray Harryhausen quem demonstrou interesse em fazer o filme, mas foi somente na década de 1980 que o movimento real voltou. Entretanto, o projeto, que nasceu em parte de uma tentativa de encontrar um concorrente para 'Star Wars', acabou fracassando, deixando-nos sem um filme que deveria ter sido dirigido por John McTiernan e estrelado por Tom Cruise.

No início do século XXI, Robert Rodriguez estava prestes a fazer o filme, mas ele acabou abandonando o barco e o projeto foi finalmente deixado nas mãos de Jon Favreau. No entanto, a Paramount deixou que os direitos sobre o romance caducassem e, assim, Favreau ficou livre para assinar com a Marvel e fazer 'Homem de Ferro', uma mudança que a Disney aproveitou para adquirir os direitos novamente, já que o diretor Andrew Stanton queria que esse fosse seu primeiro filme live-action.

Stanton era, então, conhecido por ser um dos grandes criadores da Pixar, onde havia assinado 'Procurando Nemo' e 'Wall-E'. Apesar das dúvidas da Disney, ele conseguiu convencê-la a financiar um ambicioso blockbuster que seria o início de uma trilogia nos moldes de 'Star Wars'. É claro que a grande ideia que Stanton usou para vender o filme foi dizer que ele seria 'Indiana Jones' em Marte.

No entanto, ficou claro que a Disney viu aqui a possibilidade de encontrar uma nova 'Star Wars', já que o trabalho de Burroughs foi uma das inspirações mais importantes para George Lucas, pois inicialmente ele queria adaptar 'Flash Gordon' e, quando não conseguiu, investigou mais a fundo e descobriu que 'Princess of Mars' era uma das principais referências usadas por Alex Raymond.

Leia o artigo em AdoroCinema

Esta animação é uma obra-prima que quase ficamos sem ver: Como uma amizade salvou o filme do fracasso

"Salvou nossos traseiros": Atriz de 'Velozes & Furiosos 10' afirma que novo diretor impediu fracasso do filme

Toda vez que você zomba do maior fracasso da ficção científica, Gerard Butler tem a resposta perfeita – e você ficará envergonhado depois

Muito antes de 'Velozes & Furiosos', Vin Diesel se salvou do fracasso graças a um dos melhores filmes de Steven Spielberg

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade