O longa de ficção científica que destruiu uma possível saga de quatro filmes
As críticas foram muito negativas e a bilheteria foi um desastre.
'Harry Potter', 'A Saga Crepúsculo' e 'Jogos Vorazes' abriram precedentes. Se as franquias juvenis baseadas em sagas literárias com elementos fantásticos ou distópicos funcionaram nos cinemas, tínhamos que tentar a sorte com mais histórias desse tipo. Pelo menos, foi o que Hollywood pensou. No entanto, levar um romance destinado a um público jovem para a tela grande nem sempre foi uma aposta segura. 'Dezesseis Luas', 'Os Instrumentos Mortais' e 'Divergente' são exemplos de fracassos.
Também um desastre de bilheteria e crítica foi 'Mentes Sombrias', a adaptação do primeiro livro de uma saga literária em quatro partes escrita por Alexandra Bracken. O filme, dirigido por Jennifer Yuh Nelson, se passa em uma distopia em que apenas 2% das pessoas com menos de 20 anos sobreviveram a uma praga que devastou os Estados Unidos. Os que ainda estão vivos desenvolveram poderes e são enviados para um campo de concentração.
Ruby Daly é a protagonista de 'Mentes Sombrias', uma jovem capturada pelo governo. Ao contrário de outros como ela, consegue escapar do campo e se junta a um grupo de fugitivos que planeja enfrentar os líderes.
'Mentes Sombrias' foi lançado nos cinemas em 2018 e contou com Amanda Stenberg, que será vista em 'The Acolyte', o novo spin-off de 'Star Wars'. Também fazem parte do elenco Harris Dickinson, Mandy Moore e Gwendoline Christie. O projeto também teve a chancela dos produtores de 'Stranger Things' e 'A Chegada'. No entanto, nada disso salvou o filme do desastre…