O momento em que Spielberg decidiu parar de trabalhar com crianças
Um dos aspectos mais reconhecíveis de seu cinema estava na TV.
Há muitas coisas que tornam importante o estilo de Steven Spielberg como diretor. Sua visão das crianças, pelas quais ele tem tanta empatia que muitos afirmam que se comporta como tal durante as filmagens, o levou a produzir algumas das performances infantis mais memoráveis da história – embora ele estivesse perto de chegar a um ponto em que pudesse ser o seu limite.
Depois de uma série de sucessos de bilheteria durante a década de 80, Spielberg sentiu que estava se desconectando do motivo pelo qual queria ser diretor: contar histórias profundas, às vezes pessoais. 'A Cor Púrpura' foi sua primeira tentativa de abordar um tema mais adulto fora do cinema espetáculo, mas 'Império do Sol' foi onde ele derramou mais de si, tentando explorar o fim da inocência.
O resultado foi mais que notável, conseguindo mais um filme formidável digno de ser lembrado e com um jovem Christian Bale mostrando talento para dar vida ao protagonista. No entanto, o diretor permitiu-se ser contaminado por algumas das recepções mais negativas do filme. Embora Spielberg tivesse "conquistado o direito de fracassar comercialmente", ele ficou chateado porque ‘Império do Sol’ arrecadou apenas 66,7 milhões de dólares em todo o mundo, ficando aquém até mesmo de seu maior fracasso até agora, '1941 - Uma Guerra Muito Louca'.
Spielberg afirmou que sabia de antemão que seu "amplo filme pessoal" não teria amplo apelo público. Mesmo assim, ele ficou um tanto decepcionado depois que o Oscar também decidiu que…
"Eu literalmente desmoronei": Foi assim que Steven Spielberg fez o diretor de 'Resistência chorar'