Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Operação Natal" estreia em 1º lugar nos EUA, mas não compensa orçamento alto

Filme natalino estrelado por Dwayne Johnson e Chris Evans arrecada US$ 34,1 milhões em estreia norte-americana

17 nov 2024 - 21h29
(atualizado às 23h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação / Pipoca Moderna

Liderança questionável

"Operação Natal" (Red One), comédia de ação ambientada no Natal e estrelada por Dwayne "The Rock" Johnson e Chris Evans, estreou no topo da bilheteria norte-americana, arrecadando US$ 34,1 milhões em 4.032 cinemas neste fim de semana.

O filme encerrou o reinado de três semanas de "Venom: A Última Rodada" nas bilheterias dos Estados Unidos e Canadá. Mas a liderança não foi uma boa notícia para a produção do Amazon MGM Studios. O desempenho inicial passou longe do desejado, já que o longa teve orçamento de US$ 250 milhões de filmagens, mais US$ 100 milhões em gastos com marketing global. Na prática, a abertura representou 10% do que o estúdio gastou para lançar o filme, e metade desse dinheiro ainda ficou com os donos dos cinemas que o exibiram, indicando um prejuízo enorme para a Amazon.

No mercado internacional, onde a Warner Bros. cuidou da distribuição, "Operação Natal" arrecadou mais US$ 14,7 milhões. Lançado com uma semana de antecedência em 75 países, o total mundial do filme está em US$ 84,1 milhões.

Objetivo sempre foi prejuízo

Kevin Wilson, chefe de distribuição cinematográfica da Amazon MGM, destacou o objetivo do estúdio com "Operação Natal": "Se conseguimos cobrir nossos custos de marketing com o lançamento nos cinemas, isso já é um ganho para nós. Estamos gerando um grande buzz antes do filme ir para o streaming". Ou seja, o estúdio sabia que tinha um fracasso de bilheteria nas mãos, mirando faturar no máximo US$ 200 mil (metade fica com distribuidores) para um filme que custou US$ 250 mil para ser produzido, pensando apenas no lançamento na Prime Video.

Para dificultar esse objetivo, o filme não agradou a crítica, marcando apenas 33% no Rotten Tomatoes. Entretanto, o o público reagiu de forma mais positiva, conferindo uma nota "A-" no CinemaScore. A trama acompanha o guarda-costas do Papai Noel (Johnson) e um caçador de recompensas (Evans) em uma missão de resgate após o sequestro do bom velhinho, interpretado por J.K. Simmons.

O resto do Top 5

"Venom: A Última Rodada" ficou em 2º lugar, arrecadando US$ 7,3 milhões em sua quarta semana. Até agora, o terceiro filme da franquia acumula US$ 127,6 milhões nos EUA e US$ 436,1 milhões globalmente. Embora os números sejam menores do que os dos filmes anteriores — "Venom" (2018) e "Venom: Tempo de Carnificina" (2021) —, a produção de US$ 120 milhões ficou bem posicionada na Sony, gerando lucro nos cinemas graças ao mercado internacional.

Em 3º lugar ficou outra comédia natalina: "The Best Christmas Pageant Ever", adicionou US$ 5,4 milhões em 3.020 cinemas, totalizando US$ 19,9 milhões na América do Norte após duas semanas em cartaz. Remake de um clássico dos anos 1980, o filme da Lionsgate não tem previsão de estreia no Brasil.

A 4ª posição ficou com o terror "Herege", da A24, que arrecadou US$ 5,16 milhões em sua segunda semana, somando US$ 20,4 milhões domésticos até agora.

Por fim, "Robô Selvagem", animação da DreamWorks/Universal, ficou em 5º lugar com US$ 4,3 milhões em sua oitava semana. A bilheteria doméstica do filme está em US$ 137,7 milhões, enquanto sua arrecadação global chegou a US$ 308 milhões. Orçado em US$ 78 milhões, o filme é um novo sucesso do diretor Chris Sanders, que antes assinou "Lilo & Stitch" na Disney, e "Como Treinar o Seu Dragão" e "Os Croods" na DreamWorks Animation. O filme já ganhou sinal verde para uma sequência.

Confira abaixo os trailers dos 5 filmes mais vistos nos EUA e Canadá no fim de semana.

Trailers

 

1 | OPERAÇÃO NATAL

 

2 | VENOM - A ÚLTIMA RODADA

 

3 | BEST CHRISTMAS PAGEANT EVER

 

4 | HEREGE

 

5 | ROBÔ SELVAGEM

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade