Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Peter Pan & Wendy': intérprete de Sininho sofre ataques racistas

A personagem é interpretada pela atriz Yara Shahidi no live-action.

1 mar 2023 - 20h55
(atualizado em 2/3/2023 às 11h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Disney+ / Pipoca Moderna

A escalação da atriz Yara Shahidi ('Black-Ish') no papel da fada Tinker Bell (Sininho, para os mais velhos) virou foco de ataques racistas desde que a Disney liberou o primeiro trailer de 'Peter Pan & Wendy' na última terça-feira (28/2).

A primeira versão de cinema da fadinha, que apareceu na animação de 1953, é uma personagem branca e loira. Mas no remake live-action ela é interpretada por Yara, uma mulher negra de cabelos pretos. Ela aparece apenas em pequenas cenas no trailer e isso já foi o suficiente para causar um verdadeiro rebuliço entre os internautas.

Em meio aos mais de 10 mil comentários no trailer oficial no Youtube, muitos decidiram expressar opiniões críticas sobre a seleção de uma atriz negra para o papel, inclusive fazendo piadas racistas com ela.

"Tinker Bell parece que vai dizer 'Wakanda pra Sempre'", escreveu um internauta, referindo-se ao filme 'Pantera Negra', conhecido por seus protagonistas negros. "Essa não é Tinker Bell de verdade, o filme vai ser um fracasso", comentou outro.

As reações se estenderam a outras locais. No Twitter, um internauta sugeriu que colocassem um homem negro para interpretar a personagem: "Não querem dar uma lacrada? Troquem logo a raça e o gênero do personagem".

"Em 2030, todos os personagens da Disney vão ser negros?", questionou mais um. E teve quem quis fazer piada racista. Um internauta postou um vídeo de uma mulher negra e bastante obesa correndo e caindo no chão. Ele usou só duas palavras para descrever a cena: "Tinker Bell".

Mas o tom em geral é muito pior: "Não quero Tinker Bell negra, eu prefiro Tinker Bell branca e loira porque é assim que eu a conheci. Fod*-se Disney".

Em meio aos ataques, no entanto, diversas pessoas elogiaram a escalação da atriz para o papel.

A polêmica também iniciou um debate pedindo para que a Disney criasse histórias inéditas sobre pessoas negras, e não somente as incluíssem em remakes como versões de personagens brancos. Segundo o debate, trocar as raças de personagens estabelecidos apenas para incluir um (geralmente único) ator negro na trama também seria racismo.

"A Disney não dá a mínima para fazer novas histórias com personagens de cor, eles apenas colocam atores de cor para interpretar personagens brancos, e isso mostra 1) como a Disney é preguiçosa 2) como isso é racista, é como se eles não achassem que pessoas de cor merecessem suas próprias histórias", resumiu um tuite.

Vale lembrar que a atriz e cantora Halle Bailey ('As Férias da Minha Vida') passou pela mesma situação durante o lançamento do primeiro teaser da nova versão de 'A Pequena Sereia'. Ela, inclusive, manifestou apoio à colega de profissão, postando vários corações em uma publicação de Yara no Instagram. A atriz, por sua vez, respondeu com os emojis de fada, coração e sereia.

Veja abaixo o trailer nacional de 'Peter Pan & Wendy'.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade