Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Público de Cannes passa mal com cena de vômito em 'Club Zero'

Em uma das cenas, uma adolescente vomita seu jantar no prato e em seguida o come, diante de seus pais

22 mai 2023 - 21h46
(atualizado às 22h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Festival de Cannes / Pipoca Moderna

A estreia de "Club Zero", estrelado por Mia Wasikowska ("A Colina Escarlate"), deixou algumas pessoas enojadas no 76º Festival de Cinema de Cannes. Isso porque, em uma das cenas, uma adolescente vomita seu jantar no prato e em seguida o come, diante de seus pais. A première ocorreu nesta segunda-feira, 22, e, apesar de revoltar estômagos, o filme foi ovacionado por cinco minutos após a exibição.

A audiência não fez questão de disfarçar a surpresa. Segundo relatos da imprensa internacional, enquanto alguns riam de nervoso durante a cena, uma pessoa perguntou, fechando os olhos: "já terminou?". Antes da apresentação, o longa apresentava um alerta de gatilho para distúrbios alimentares e nos créditos finais constava uma nota informando que nenhum ator perdeu peso para as filmagens.

O longa traz Wasikowska como Miss Novak, que "se junta à equipe de um internato internacional para dar aulas de alimentação consciente" e "ensina que comer menos é saudável", de acordo com a sinopse oficial. Ainda conforme a descrição, os outros professores da escola demoram a perceber o que está acontecendo e, quando os pais começam a notar, o Club Zero já virou realidade.

O filme é dirigido por Jessica Hausner, que também assina o roteiro ao lado de Géraldine Bajard (ambas de "Little Joe: A Flor da Felicidade"). O elenco conta ainda com Sam Hoare ("Capitão América: O Primeiro Vingador") e Sidse Babett Knudsen ("Westworld").

Em uma nota da diretora incluída no material de imprensa do festival, Hausner escreveu que o filme visa questionar como os pais podem saber o que ocorre nas escolas de seus filhos quando "não têm nem o tempo nem os recursos necessários" para isso. "Vivemos em uma meritocracia que nos faz trabalhar cada vez mais… [o filme] se passa em um internato para enfatizar a dependência dos pais em relação aos professores", escreveu Hausner.

Hausner acrescentou que a ideia de comer muito pouco era predominante entre seus colegas quando ela frequentou uma escola católica exclusivamente feminina na década de 1980. "Naquele tempo, só mastigávamos chicletes sem açúcar e ficávamos enojadas com uma garota que comia um sanduíche de ovo durante o intervalo", relatou a diretora. "Secretamente, a admirávamos porque ela não se importava com o que pensávamos. Era uma dinâmica interessante", acrescentou.

A crítica considerou o longa extremamente audacioso, para o bem e para o mal. Muitos lamentaram a forma superficial com que o roteiro usa táticas de choque e lida com o tema central. Habitué de Cannes, Hausner já teve obras premiadas no festival: "Inter-View" recebeu o prêmio especial Cinefondation em 1999 e "Little Joe: A Flor da Felicidade" rendeu o prêmio de Melhor Atriz para Emily Beecham em 2019.

"Club Zero" ainda não tem previsão de estreia comercial.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade