'Queer': Com brasileiro no elenco, novo filme de Guadagnino é ovacionado no Festival de Veneza
Filme de Luca Guadagnino recebe 9 minutos de aplausos em estreia mundial, destacando a atuação de Craig em papel desafiador
Daniel Craig surpreendeu o público do Festival de Veneza ao protagonizar "Queer", o novo drama romântico dirigido por Luca Guadagnino. Na noite desta terça-feira (3), o filme foi aclamado em sua estreia mundial, com uma entusiasmada ovação de 9 minutos na Sala Grande, destacando a transformação do ator britânico em um papel muito distante de seu icônico James Bond.
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
Uma performance aclamada
Em "Queer", Craig interpreta William Lee, um expatriado americano na Cidade do México dos anos 1950. Solitário e viciado em opiáceos e álcool, seu personagem tem a vida transformada ao conhecer Eugene Allerton, interpretado por Drew Starkey, que desperta uma intensa obsessão em William.
O filme, baseado no romance de William S. Burroughs, leva o espectador por uma narrativa que mistura romance e psicodelia, lembrando o tom do horror sobrenatural de "Suspiria" mais do que o drama romântico "Me Chame Pelo Seu Nome", ambos dirigidos por Guadagnino.
A reação do público
Durante a exibição para a imprensa, algumas cenas explícitas, incluindo momentos de nudez frontal e sexo anal, levaram alguns espectadores a deixar a sala. No entanto, o público presente na estreia oficial permaneceu até o fim, demonstrando uma recepção calorosa ao trabalho de Craig e Starkey. Quando os aplausos começaram, Craig, emocionado, foi visto abraçando Guadagnino e retribuindo os elogios do público.
Estreia em Veneza
"Queer" marca a primeira participação de Craig no Festival de Veneza, embora ele já tenha filmado cenas de "007 - Cassino Royale" na histórica cidade italiana. É também a estreia no festival do relativamente novato Starkey, que está prestes a ganhar grande destaque após este papel.
Guadagnino revelou que ele e sua equipe avaliaram cerca de 300 jovens atores para escalar Allerton, mas sempre voltavam ao astro de "Outer Banks". Ele creditou a descoberta de Starley ao produtor Peter Spears, de "Me Chame Pelo Seu Nome", após este ter mostrado a Guadagnino uma audição gravada de outro projeto.
O elenco de "Queer" ainda inclui nomes como Lesley Manville ("The Crown"), Jason Schwartzman ("Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes"), o brasileiro Henrique Zaga ("Depois do Universo") e o cantor Omar Apollo, que faz sua estreia como ator.
O filme conta ainda com uma trilha sonora composta pelos premiados Trent Reznor e Atticus Ross (dupla vencedora do Oscar por "A Rede Social" e "Soul"), e figurinos assinados pelo diretor criativo da Loewe, Jonathan W. Anderson, que já tinha trabalhado com o diretor no recente "Rivais".