Quem são as duas únicas atrizes vencedoras do Globo de Ouro que não conseguiram indicação ao Oscar
Casos foram excepcionais; seguindo as estatísticas, chances da brasileira Fernanda Torres são altas
O Brasil está na expectativa por uma indicação de Fernanda Torres ao Oscar 2025 após a brasileira vencer o Globo de Ouro como Melhor Atriz em Filme de Drama por seu papel de Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui. Apesar de ser um ano de performances femininas muito poderosas, como a própria atriz destacou em seu discurso no último domingo, 5, estatisticamente a nossa representante tem boas chances de estar entre as cinco indicadas à maior premiação do cinema.
Um levantamento feito pelo portal Poder360 mostrou que em todas as edições do Oscar desde o surgimento do Globo de Ouro, em 1944, somente duas atrizes que ganharam o mesmo troféu de Fernanda Torres na premiação (Melhor Atriz em Filme de Drama) ficaram de fora das indicações à Melhor Atriz no Oscar. E em circunstâncias excepcionais, que aconteceram com duas décadas de diferença: uma em 1989 e a outra em 2009. Mas quem são elas?
Shirley MacLaine ('Madame Sousatzka')
Em 1989, algo muito diferente aconteceu no Globo de Ouro. Um empate técnico premiou três atrizes na mesma categoria: Jodie Foster (Acusados), Sigourney Weaver (Nas Montanhas dos Gorilas) e Shirley MacLaine (Madame Sousatzka) foram escolhidas como Melhor Atriz em Filme de Drama. A última foi a única que não apareceu entre as indicadas ao Oscar naquele mesmo ano. Curiosamente, entre as três premiadas, Shirley MacLaine foi a única que não estava presente na cerimônia do Globo de Ouro. Semanas depois, o Oscar de Melhor Atriz ficou com Jodie Foster.
Shirley MacLaine, no entanto, já tinha uma estatueta do Oscar de Melhor Atriz conquistada cinco anos antes, em 1984, por seu papel em Laços de Ternura. E em 1998 foi consagrada com o prêmio Cecil B. DeMille no Globo de Ouro pelo conjunto da obra e sua contribuição com a indústria do entretenimento. Atualmente, a atriz está com 90 anos.
Kate Winslet ('Foi Apenas Um Sonho')
Duas décadas depois, outra situação complexa e curiosa aconteceu com Kate Winslet. Em 2009, a atriz britânica se destacou por dois papéis em filmes diferentes. Por isso, brilhou na cerimônia do Globo de Ouro daquele ano ao levar Melhor Atriz em Filme de Drama por seu papel em Foi Apenas um Sonho, e outro de Melhor Atriz Coadjuvante em Filme de Drama por O Leitor.
Como as premiações têm categorias diferentes, Kate Winslet foi indicada ao Oscar na categoria de Melhor Atriz, no papel principal, com o filme O Leitor, e ganhou o prêmio por ele. Mas a sua interpretação em Foi Apenas Um Sonho, que tinha dado para ela o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, acabou desconsiderada nas indicações.
Votantes do Oscar e Globo de Ouro são diferentes
Vale lembrar que as pessoas que votam no Globo de Ouro são diferentes das do Oscar. O primeiro grupo é formado por 300 jornalistas espalhados pelo mundo e o segundo tem 9.905 votantes (entre eles pelo menos 50 brasileiros), que trabalham na indústria como executivos, atores, e equipe técnica, entre outros.
No entanto, com repercussão da vitória da brasileira o nome dela entra definitivamente no radar dos votantes e isso pode influenciar na hora da escolha. As votações para o Oscar começaram na quarta-feira, 8, e os candidatos serão revelados no dia 19. A cerimônia de premiação ocorre no dia 2 de março.
Além de Fernanda Torres, outras oito atrizes estão sendo bastante cotadas para a categoria de Melhor Atriz no Oscar, que só tem cinco vagas. São elas: Demi Moore (A Substância), Mikey Madison (Anora), Angelina Jolie (Maria), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Cynthia Erivo (Wicked), Marianne Jean-Baptiste (Hard Truths), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Nicole Kidman (Babygirl). Veja aqui a chance de cada uma delas.