Scorsese receberá prêmio pelo conjunto da obra no Festival de Berlim
A homenagem vai acontecer na 74ª edição do evento.
O Festival de Cinema de Berlim reconhecerá as enormes contribuições de Martin Scorsese ao cinema com um prêmio pelo conjunto de sua obra na 74ª edição do evento, em fevereiro, anunciaram os organizadores nesta quinta-feira (21).
Os organizadores do festival – que descreveram o último filme do diretor vencedor do Oscar, 'Assassinos da Lua das Flores', como uma de suas maiores conquistas – vão premiar Scorsese, de 81 anos, com um Urso de Ouro honorário em 20 de fevereiro.
Com o prêmio, ele se juntará a outros vencedores como Steven Spielberg, Helen Mirren, Ian McKellen e Dustin Hoffman.
"Para quem considera o cinema como a arte de moldar uma história de uma forma que seja ao mesmo tempo completamente pessoal e universal, Martin Scorsese é um modelo incomparável", disse a dupla de diretores do festival, Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian.
Scorsese, que se estabeleceu como um dos principais cineastas da era conhecida como Nova Hollywood, com 'Taxi Driver', de 1976, ganhou seu primeiro Oscar em 2007 por 'Os Infiltrados', depois de ter sido indicado sete vezes ao prêmio máximo da indústria cinematográfica dos EUA.
'Assassinos da Lua das Flores', sobre os assassinatos de indígenas norte-americanos em Oklahoma na década de 1920, é um dos favoritos para a indicação ao Oscar de melhor filme e já foi indicado ao Globo de Ouro.
Outros filmes conhecidos de Scorsese, nascido em Nova York, incluem 'Gangues de Nova York', 'Os Bons Companheiros' e 'Touro Indomável'.