PUBLICIDADE

The Legend of Zelda | O que podemos esperar do novo filme da Nintendo?

Com o anúncio do primeiro filme de The Legend of Zelda e quem estará responsável por ele, tentamos entender exatamente o que vem por aí

8 nov 2023 - 22h01
(atualizado em 9/11/2023 às 11h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Anunciado do mais absoluto nada, o filme live-action de The Legend of Zelda finalmente se tornará uma realidade, com uma produção conjunta entre Nintendo e Sony Pictures. No anúncio, foram revelados alguns detalhes sobre a produção, que permitem imaginar um pouco mais sobre o longa e se devemos nos empolgar demais ou ficarmos de olho nessa nova adaptação de games para os cinemas.

Foto: Canaltech

O anúncio veio de surpresa através da própria Nintendo e do criador da saga, Shigeru Miyamoto, que revelou estar envolvido no projeto, que estaria sendo planejado há algum tempo com a Sony Pictures. Informações como produtores, roteiristas e diretor do filme já foram passadas pela Nintendo e com esses dados, podemos ter uma ideia do que teremos nos cinemas quando The Legend of Zelda estrear na tela grande.

Como será que The Legend of Zelda ficará nos cinemas? (Imagem: Reprodução/Nintendo)
Como será que The Legend of Zelda ficará nos cinemas? (Imagem: Reprodução/Nintendo)
Foto: Canaltech

Produtor de super-heróis

No anúncio de The Legend of Zelda - O Filme, foi revelado que o longa será produzido por Avi Arad, produtor que chegou a ser um dos donos da Marvel Comics e que, eventualmente, conseguiu os direitos de adaptação de personagens como o Homem-Aranha.

Arad esteve por trás do grande boom de adaptações de quadrinhos do começo dos anos 2000, produzindo adaptações como X-Men, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Demolidor, Motoqueiro Fantasma e O Justiceiro.

X-Men 2 foi produzido por Avi Arad (Imagem: Reprodução/20th Century Fox)
X-Men 2 foi produzido por Avi Arad (Imagem: Reprodução/20th Century Fox)
Foto: Canaltech

Arad também teve seu nome ligado ao começo do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU na sigla em inglês), trabalhando em filmes como Homem de Ferro e O Incrível Hulk. O produtor esteve por trás da duologia O Espetacular Homem-Aranha, de Homem-Aranha no Aranhaverso e sua sequência, além da adaptação para os cinemas de Uncharted.

Avi Arad também está por trás da adaptação de Metal Gear Solid, anunciada há alguns anos e que deve ter, até segunda ordem, Oscar Isaac (Duna) no papel de Solid Snake.

Parece um currículo impressionante e que deveria trazer calma para os fãs de Link e Zelda por ter alguém assim produzindo o filme. De fato, é um excelente currículo, mas Avi Arad também é conhecido por suas diversas decisões equivocadas no controle desses filmes.

E olha que essa transformação do Brock em Venom é bem legal (Imagem: Reprodução/Sony Pictures)
E olha que essa transformação do Brock em Venom é bem legal (Imagem: Reprodução/Sony Pictures)
Foto: Canaltech

Um ótimo exemplo disso é Homem-Aranha 3, filme que teve Venom contra a vontade do diretor Sam Raimi, que não gostava do vilão, mas que Arad conseguiu enfiar na adaptação "para vender bonecos". Depois de cometer o erro de tentar montar um universo de filmes em torno do Aranha em O Espetacular Homem-Aranha 2, sufocando qualquer chance de o filme dar certo, Arad perdeu o controle do personagem dentro da Sony, que acabou sendo compartilhado com o Marvel Studios.

Que tristeza (Imagem: Reprodução/Sony Pictures)
Que tristeza (Imagem: Reprodução/Sony Pictures)
Foto: Canaltech

Arad continua tentando emplacar esse universo, com filmes "excelentes" como Morbius. Porém, depois de Uncharted, a adaptação de Borderlands e os futuros filmes de MGS e Zelda, parece que o produtor está deixando os quadrinhos para trás e passando a focar apenas em games.

Diretor sem muita experiência

No comunicado oficial, foi revelado que o diretor Wes Ball será o responsável pela direção da adaptação de The Legend of Zelda. Ball é um diretor com um currículo não muito extenso, sendo seu maior destaque os filmes que levaram a saga Maze Runner para o cinema.

Isso poderia ser um problema, já que Zelda é o tipo de produção que merece um tratamento realmente épico, mas Ball pode surpreender a todos com o vindouro Planeta dos Macacos: O Reinado.

O novo filme da franquia, que estreia em maio de 2024, teve o seu primeiro trailer revelado e parece que o diretor pode mostrar um novo lado na hora de encarar a direção da história de Link, Zelda e a jornada para salvar Hyrule. Só que quem é que vai cuidar da história de The Legend of Zelda?

Roteirista de Star Wars e Detetive Pikachu

Apesar de o diretor Wes Ball não ter muita experiência, boa parte do que fará a adaptação de The Legend of Zelda funcionar é a sua história. Por isso, a ideia de o roteirista Derek Connolly assumir esse trabalho causa um pouco de insegurança nos fãs, mas será que precisamos ficar preocupados mesmo?

Connolly é responsável por escrever o roteiro da trilogia Jurassic World e Kong: A Ilha da Caveira, filmes que fizeram com que ele fosse escolhido por Colin Trevorrow e Jordan Vogt-Roberts, diretores dos dois longas respectivamente, para trabalhar em suas próximas produções.

Enquanto Vogt-Roberts contratou Connolly para escrever sua adaptação de Metal Gear Solid, Trevorrow chamou o roteirista para escrever com ele Star Wars: Duel of the Fates.

Duel of the Fates seria dirigido por Trevorrow e quase foi o Star Wars: Episódio IX, até o diretor deixar o filme por "diferenças criativas" com os executivos da Lucasfilm. Após o lançamento de Star Wars: A Ascensão Skywalker, que teve uma recepção negativa de fãs e crítica, a história do roteiro perdido acabou sendo compartilhada na internet, criando comparações e artes de fãs, que acreditam que a história de Duel of the Fates seria melhor do que a que chegou nas telas.

Connolly também é responsável pelo roteiro de Detetive Pikachu, filme que conseguiu adaptar os monstrinhos da Nintendo para o cinema de um jeito que funcionou tão bem que foi sucesso de crítica e público. Isso deve ter colocado o roteirista na mira da Nintendo e de Avi Arad.

Agora, Connolly terá a chance de colocar seu nome no filme de The Legend of Zelda.

O que esperar dessa combinação?

Avi Arad é um produtor complicado, mesmo tendo vários sucessos no currículo, é possível dizer que eles não foram bem sucedidos por causa dele, com alguns tendo sucesso apesar dele.

Mesmo assim, o fato de Shigeru Miyamoto, criador de The Legend of Zelda, ser co-produtor do filme, além de o fato de a Nintendo certamente ficar em cima de toda e qualquer mudança louca que o filme possa querer trazer à saga, dá um pouco mais de segurança.

Qual será a trama de The Legend of Zelda - O Filme? (Imagem: Reprodução/Nintendo)
Qual será a trama de The Legend of Zelda - O Filme? (Imagem: Reprodução/Nintendo)
Foto: Canaltech

Wes Ball é um diretor com poucos filmes no currículo, mas isso não significa que ele seja ruim. Com a estreia de Planeta dos Macacos: O Reinado, será possível ver um pouco mais do que ele é capaz. Ainda assim, nada do que ele fez até agora impede que Ball se mostre um excelente diretor para a adaptação de Zelda — apenas não impressionou ainda.

E Derek Connolly, apesar de ter seu nome ligado a filmes não tão interessantes, como Jurassic World, tem seus méritos. Kong: A Ilha da Caveira é um filme divertido, Detetive Pikachu é uma boa adaptação dos games e é inegável que as ideias que ele tinha para Duel of the Fates eram melhores das que acabaram sendo filmadas em A Ascensão Skywalker.

A verdade é que, como toda adaptação de games para qualquer mídia, os fãs precisam torcer pelo melhor, esperando o pior. Em nenhuma parte do anúncio feito pela Nintendo existe um ponto de "agora vai!" ou "isso será horrível". Ainda tem muita coisa para acontecer para o pêndulo do hype ir para um lado ou para outro.

Mas que esse filme deveria ser uma animação, isso deveria.

Uma animação nesse estilo faria tanto dinheiro (Imagem: Reprodução/Nintendo)
Uma animação nesse estilo faria tanto dinheiro (Imagem: Reprodução/Nintendo)
Foto: Canaltech

The Legend of Zelda - O Filme ainda não tem data de estreia confirmada.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade