Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Um dos melhores filmes brasileiros foi resgatado por Martin Scorsese

A restauração foi anunciada em 2007, numa parceria com a Cinemateca Brasileira.

15 jun 2023 - 17h19
(atualizado em 16/6/2023 às 10h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Funarte / Adoro Cinema

Martin Scorsese é reconhecido como um dos maiores cineastas do mundo. Responsável por obras como 'Taxi Driver', 'Os Bons Companheiros' e o aguardado 'Killers of the Flower Moon', Scorsese também foi um dos fundadores de uma entidade de preservação da história do cinema, a World Cinema Foundation. A organização visa restaurar e exibir produções clássicas, sobretudo da África, América Latina, Ásia e Europa Central.

A relação de Scorsese com o cinema brasileiro não é recente. Em mais de uma entrevista, o diretor norte-americano já declarou o quanto o Cinema Novo, e especialmente o cineasta Glauber Rocha, influenciaram diretamente seu trabalho. Não à toa, um dos primeiros filmes restaurados pela organização, em parceria com a Cinemateca Brasileira, foi o clássico 'Limite' (1931), de Mário Peixoto.

Qual o enredo de 'Limite'?

Foto: Adoro Cinema

Eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como o melhor filme brasileiro de todos os tempos, em 'Limite', um barco está perdido no oceano com três náufragos – um homem e duas mulheres. Sem ter o que fazer e com pouquíssimas esperanças de salvação, cada um deles passa a contar para os demais a história de suas vidas, relembrando os acontecimentos que os levaram até ali, três destinos à deriva, confinados em um espaço onde tudo é limite.

Embora o filme de Mário Peixoto hoje seja considerado um clássico, na época do lançamento foi…

Leia o artigo em AdoroCinema

"Quero contar histórias, mas não tenho mais tempo": Um Martin Scorsese crepuscular reflete sobre seu futuro como cineasta aos 80 anos de idade

Dupla de milhões: O primeiro filme de Martin Scorsese com Leonardo DiCaprio já tem mais de 20 anos (e está no streaming)

Festival de Cannes 2023: Justine Triet é a 3ª mulher vencedora da Palma de Ouro e Brasil leva dois prêmios; veja a lista completa

Um presidente dos Estados Unidos quase foi assassinado por causa deste filme do Scorsese

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade