Uma das cenas mais traumatizantes de 'Jurassic Park' foi improvisada
Não estava no roteiro que este personagem morreria, mas o diretor Steven Spielberg não quis cortar o momento.
'Jurassic Park' chegou às telonas do mundo inteiro em 1993. Ninguém podia imaginar que o filme estrelado por Sam Neill, Laura Dern e Jeff Goldblum se tornaria uma referência no gênero ficção científica – nem mesmo o diretor Steven Spielberg, que já havia comandado sucessos como 'Tubarão' (1975), 'E.T. - O Extraterrestre' (1982) e três filmes da franquia 'Indiana Jones'. Fato é que a obra causou bastante alvoroço, ganhando uma sequência em 1997 e outra em 2001, além do trilogia spin-off 'Jurassic World'.
Foi também 'Jurassic Park' que deu pesadelos a uma geração de crianças ao apresentar uma das mortes mais cruéis (e inusitadas) do cinema. No longa, o advogado Gennaro (interpretado por Martin Ferrero) fica encarregado de cuidar dos netos do bilionário John Hammond (Richard Attenborough) quando o Tiranossauro Rex aparece no parque. Em pânico, Gennaro abandona Lex (Ariana Richards) e Tim (Joseph Mazzello) covardemente e se refugia em uma cabana, caindo no vaso sanitário. Confira:
O aterrorizante T-Rex então se aproxima do local e o põe abaixo, revelando Gennaro sozinho, ainda sentado no trono. Com sua poderosa mandíbula e seus dentes afiados, o bicho literalmente engole o advogado de uma vez só. Uma cena arrepiante que muitos pequenos reviveram quando voltaram para casa e se viram na privada. O mesmo aconteceria com eles?
Vale lembrar que, originalmente, o roteiro não incluía Gennaro perdendo o equilíbrio durante sua fuga e tendo seu fim sobre o vaso sanitário. No entanto, Spielberg optou por manter esse momento improvisado na montagem.
Além de sua inteligente mistura de leveza e terror, e do indiscutível entretenimento que ainda proporciona, 'Jurassic Park' se permite abordar assuntos profundos, como clonagem e criação de vida em laboratório, "brincar de ser Deus" e lucro acima da ética. Para isso, combina o uso de animatronics (efeitos especiais) com CGI (efeitos visuais), o que contribuiu imensamente para o avanço tecnológico do cinema e levou a uma maior exploração de tais recursos nos anos seguintes.
'Jurassic Park' arrecadou mais de US$ 1 bilhão em todo o mundo e recebeu três indicações ao Oscar: Melhor Som, Melhor Edição de Som (hoje dentro da anterior) e, claro, Melhor Efeitos Visuais. Ganhou nas três categorias.
'Jurassic Park' tem erro que só os fãs percebem (e você nunca mais vai deixar de reparar)
'Jurassic Park': Como são feitos os sons dos dinossauros? Você não vai acreditar na resposta absurda