Variety afirma que "Arcane" é a animação mais cara de todos os tempos
Com custo estimado em US$ 250 milhões, série animada ganha nova temporada nesta quinta-feira
Orçamento recorde
Uma reportagem da revista americana Variety revelou nesta quarta-feira (6/11) que "Arcane" é a série animada mais cara de todos os tempos. A atração, que retorna com sua 2ª temporada na quinta-feira (7/11) na Netflix, teria custado cerca de US$ 250 milhões para ser produzida e promovida ao longo de 18 episódios. Baseada no universo do game "League of Legends", a produção também se destacou por sua estética visual atraente e pela conquista de quatro prêmios Emmy em 2022, incluindo o de Melhor Série Animada, além de ter estreado na liderança das paradas da Netflix em 85 países.
Projeto ambicioso e investimento em publicidade
Produzida pelo estúdio francês Fortiche e idealizada por Christian Linke e Alex Yee, da Riot Games, "Arcane" superou todos os padrões financeiros do setor de animação. Além do custo elevado de produção, a Riot Games investiu mais de US$ 60 milhões em campanhas promocionais ao redor do mundo, incluindo eventos como a projeção no Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, em Dubai. Esse investimento publicitário para a estreia da 1ª temporada foi considerado excepcionalmente alto, ainda mais para uma série que já contava com a vasta base de fãs de "League of Legends".
Gigantismo virou redução
Tamanho investimento teria sido baseado na ideia de que a série levaria à novas produções da empresa. Mas isso não aconteceu. Pelo contrário. A aposta inicial em cinco temporadas de "Arcane" foi reduzida para duas, indicando uma correção de rota da empresa.
O cofundador e diretor de produtos da Riot Games, Marc Merrill, justificou a falta de novos títulos dizendo à Variety que a empresa não segue os prazos tradicionais dos estúdios de entretenimento, preferindo um ritmo de desenvolvimento que priorize a qualidade. "Nossas ambições no entretenimento não mudaram. O mais importante é acertar na execução", afirmou Merrill, que destacou a postura da empresa em "investir o necessário para entregar uma série à altura do público".