Walt Disney odiou um de seus icônicos filmes de animação
O criador do estúdio se decepcionou com o longa.
Além de ter um universo mais maluco que a maioria dos outros filmes da Disney, 'Alice no País das Maravilhas' apresenta uma galeria de personagens que às vezes são bastante bizarros para as crianças, e talvez esse seja um dos motivos de seu fracasso de bilheteria. Mas você sabia que o próprio Walt Disney não gostou do filme, mesmo quando era apenas um projeto na salinha de sua equipe de animação?
Em seu livro "Walt Disney: O Triunfo da Imaginação Americana", o autor Neal Gabler detalha a realização do filme e a origem do projeto, explicando essa rejeição.
Já em 1933, foi a atriz Mary Pickford quem pediu a Walt que adaptasse o romance de Lewis Caroll misturando animação e live-action, como a Disney já fazia com os curtas 'Alice's Comedies', lançados na década de 1920, e já inspirados em 'Alice no País das Maravilhas'. A atriz oferece uma quantia considerável a Walt para financiar o projeto e distribuí-lo por meio da empresa que ela cocriou, a United Artists. O produtor não responde. Três anos depois, quebrou o contrato de distribuição que o unia ao United para passar para a RKO, com um número muito maior de cinemas.
O romance 'Alice no País das Maravilhas' caiu em domínio público, mas Walt ainda compra os direitos de publicação do livro ilustrado por John Tenniel em 1938. Estamos então logo após o lançamento de 'Branca de Neve e os Sete Anões'…
E se as princesas da Disney fossem as vilãs de suas próprias histórias?