William Russell, primeiro companheiro de 'Doctor Who', morre aos 99 anos
Ator que interpretou Ian Chesterton nas primeiras temporadas da série clássica britânica era pai de Alfred Enoch, de "Medida Provisória"
O ator William Russell, um dos quatro membros originais do elenco de "Doctor Who", faleceu aos 99 anos. Sua morte foi confirmada e anunciada na terça-feira (4/6) pelo jornal The Guardian.
Russell interpretou o o primeiro companheiro do Doutor, o professor Ian Chesterton, nas duas temporadas iniciais da série clássica de ficção científica da BBC. Ele deixou a série em 1965, mas retornou em 2022 para uma participação especial no episódio final de Jodie Whittaker, "The Power of The Doctor". Com essa participação, Russell quebrou o recorde mundial do Guinness para o maior intervalo entre aparições na TV de um mesmo personagem.
Carreira na televisão e no cinema
Russell estreou em "Doctor Who" no primeiríssimo episódio da série, "An Unearthly Child" de 1963, onde seu personagem se encontra com o Doutor, interpretado por William Hartnell, e apareceu ao todo em 77 capítulos. Mas mesmo após deixar o programa, ele continuou narrando vários audiolivros de "Doctor Who" nos anos 1990 e podcasts entre 2005 e 2016.
Além de "Doctor Who", Russell protagonizou a série "The Adventures of Sir Lancelot" (1956-57) e teve papéis na novela "Coronation Street" e em filmes cultuados como "O Homem que Nunca Existiu" (1956), "Fugindo do Inferno" (1963), "Superman: O Filme" (1978) e "A Morte ao Vivo" (1980).
Russell nasceu em Sunderland em 1924 e teve quatro filhos, incluindo Alfred Enoch, conhecido por seus papéis na franquia "Harry Potter", na série "How to Get Away with Murder" e no filme brasileiro "Medida Provisória" (2020). O ator veterano, por sinal, fez uma participação especial no filme dirigido por Lázaro Ramos e protagonizado por seu filho, num papel que marcou sua despedida do cinema.
Homenagens
Russell T. Davies, atual showrunner e responsável pelo reboot de "Doctor Who" em 2005, compartilhou uma homenagem no Instagram, descrevendo Russell como "um ator ágil, espirituoso e sincero, que transmitiu a verdade daqueles primeiros anos". Nicola Bryant, que interpretou a companheira do Doutor, Peri Brown, de 1984 a 1986, também escreveu sobre Russell no X: "Que homem maravilhoso com uma família encantadora, uma vida e carreira extraordinárias. Ele sempre iluminava o ambiente com seu sorriso e olhos cintilantes."