Flaira Ferro lança Afeto Radical, álbum com participações de Lenine e Elba Ramalho
Disco chega nesta sexta-feira (28) às plataformas e mistura ritmos nordestinos, pop e música eletrônica
A cantora, compositora e dançarina Flaira Ferro lança nesta sexta-feira (28) seu novo álbum, Afeto Radical. O disco é o terceiro trabalho solo autoral da artista recifense e marca uma nova fase em sua trajetória, com a proposta de unir a força dos ritmos populares nordestinos a influências do rock, pop e música eletrônica, com uma abordagem contemporânea e experimental.
Gravado entre Recife e São Paulo, com produção musical de Guilherme Kastrup, Afeto Radical reúne 11 faixas inéditas e colaborações com nomes consagrados da música brasileira, como Lenine, Elba Ramalho e Laís de Assis. O projeto também conta com a participação de Dora Morelenbaum nos arranjos de cordas, Vanessa Moreno nos backing vocals e parcerias com compositores de Pernambuco e da Paraíba.
À Rolling Stone Brasil, Flaira comentou sobre as colaborações:
"Lenine e Elba Ramalho são artistas que sempre admirei pela maneira como atravessam a cultura popular nordestina, conectando-a com outras estéticas musicais e mostrando esse caráter multifacetado. Tê-los no disco foi uma experiência muito especial".
Lenine participa da faixa-título, Afeto Radical, que explora o frevo em diálogo com o rock. Elba Ramalho empresta sua voz em Os Ânimos, canção com influências de maracatu rural e capoeira.
"Essas colaborações não apenas enriqueceram o som do álbum, mas também reafirmaram essa vontade de fazer música conectada com as raízes sem deixar de olhar para novas possibilidades", completou.
O título do disco surgiu a partir das reflexões de Flaira durante o puerpério, após o nascimento de seu primeiro filho. A experiência da maternidade atravessa o conceito do projeto, que também discute temas como a aceleração da vida, a padronização dos desejos e a precariedade da indústria alimentícia.
"O frevo, para mim, é uma expressão viva, sempre se reinventando e acompanhando as transformações do tempo. Minha intenção em Afeto Radical foi justamente trazer essa essência de mudança e liberdade para o diálogo com outras sonoridades."
O álbum também apresenta referências que vão de Alceu Valença, Cátia de França e Mutantes a Rosalía, Stomp e Itamar Assumpção. A produção contou com financiamento do Funcultura, sendo o primeiro trabalho de Flaira contemplado por uma lei de incentivo.
O single Afeto Radical foi lançado em fevereiro e ganhou um clipe gravado no centro do Recife, com direção de Mary Gatis. A coreografia foi criada por Flaira em parceria com as dançarinas Inaê Silva e Gabi Carvalho.
Repertório do álbum Afeto Radical:
Afeto Radical (part. Lenine)
A Alma
Irrelevar
Sabe, (part. Laís de Assis)
Os Ânimos (part. Elba Ramalho)
Baleia
Dança da Estrela
Refeição
Lacre
Grão de Dentro
Amigo, Amigo
Afeto Radical já está disponível em todas as plataformas digitais.