Franquia Star Wars de luto: Morre James Earl Jones, a voz de Darth Vader, aos 93 anos
Responsável por eternizar a voz do vilão mais importante da cultura pop, ator também dublou Mufasa em O Rei Leão.
James Earl Jones, ator responsável por eternizar a voz de Darth Vader na cultura pop, faleceu nesta segunda-feira (09), aos 93 anos. Segundo o Deadline e a Variety, o artista faleceu em sua casa, em Nova York, nos Estados Unidos.
Importante nome para a história da sétima arte, o ator teve uma passagem emblemática por Hollywood. Além de ostentar o título de EGOT, termo dado a quem conquista os principais prêmios do entretenimento (Emmy, Grammy, Tony e Oscar), o artista também foi responsável por criar o imaginário de importantes personagens.
James deu a voz para o maior vilão da cultura pop, o antagonista de Star Wars, mas também foi herói como Mufasa nas diferentes entradas de O Rei Leão pela Disney. Fora dos estúdios de dublagem, o ator também recebeu uma indicação ao Oscar por A Grande Esperança Branca e participou de longas como Conan, O Bárbaro, Um Príncipe em Nova York, Caçada ao Outubro Vermelho e Campo dos Sonhos.
Nascido em uma fazenda em Arkabutla, Mississippi, James teve uma infância marcada pela saída do pai de casa para seguir a carreira de ator. O feito o fez desenvolver uma gagueira severa que foi superada apenas no Ensino Médio, quando um professor o encorajou a ler seus poemas em voz alta. Na faculdade, decidiu cursar medicina, mas logo entendeu que sua vocação era nos palcos.
Seu primeiro papel na Off Broadway foi em…
D23 2019: Disney elege doze astros "imortais" em nome da diversidade
Um Príncipe em Nova York: Você descobriu todas as referências à cultura pop nos dois filmes?