Friends: Era possível subir o sofá de Ross por aquela escada? A matemática explica!
O segredo está no PIVOT!
Não é a toa que Friends é uma das séries de comédia mais famosas da TV. A trama nos proporcionou frases e momentos icônicos, como a cena onde Ross (David Schwimmer), Rachel (Jennifer Aniston) e Chandler (Matthew Perry) tentam subir um sofá pela escada, culminando na repetição da frase "PIVOT". Mas será que, assim como a dúvida sobre a porta de Titanic, é possível usar a matemática para ajudar nessa tarefa?
A resposta é sim! A consultora de dados e ciência Caroline Zunckel calculou que Ross não estava errado quando líderou o grupo aos gritos de PIVOT (que seria, em português, algo como "girar"). Na verdade, a resposta era justamente girar e inclinar, porém faltou fazer os cálculos necessários a partir das medidas do móvel e da escada.
Primeiro, Ross deveria ter medido a largura da escada, além da largura e do comprimento do sofá. A partir dessas informações, usar uma equação para descobrir o ângulo mínimo que o sofá precisaria ser inclinado para cima, a fim de se mover ao redor do canto de 90 graus da escada.
Depois de carregar o sofá até o canto; Ross, Rachel e Chandler chegam a um ponto em que não conseguem mais se mover. Quando isso acontece, os amigos deveriam ter apoiado o sofá no canto, inclinado o móvel verticalmente em direção ao teto até que o ângulo entre a escada e a base do sofá fosse maior ou igual ao ângulo mínimo original. Neste ponto o comprimento vertical do sofá seria menor que o horizontal comprimento e eles seriam capazes de girar o…