"Fui chamado para ser rebaixado?": Robert Downey Jr. discutiu com diretor do filme que lhe rendeu indicação ao Oscar
Antes de virar o Homem de Ferro do Universo Cinematográfico Marvel, o ator deu vida a um ícone do cinema mudo.
Se hoje Robert Downey Jr. é imediatamente associado ao Homem de Ferro e ao Universo Cinematográfico Marvel, no início dos anos 90 ele teve a oportunidade de encarnar outra figura icônica: Charles Chaplin. A cinebiografia lançada em 1992 e comandada por Richard Attenborough recebeu 3 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Ator. Downey Jr. perdeu para Al Pacino (Perfume de Mulher), mas sua performance continua sendo lembrada pelos amantes da sétima arte.
Por incrível que pareça, o intérprete de Tony Stark não era a primeira opção do diretor. Em entrevista ao programa de David Letterman na Netflix, O Próximo Convidado Dispensa Apresentações, o astro revelou que Attenborough havia originalmente escolhido Tom Cruise para o papel da lenda do cinema mudo. Mais do que isso, Attenborough disse a Downey Jr. que o protagonista de Top Gun teria feito um trabalho melhor do que ele.
"A primeira vez que encontrei Dicky, ele mostrou uma foto de Tom Cruise para mim e disse: 'Não é notável a semelhança? Não seria incrível se Tom Cruise [o interpretasse]?'", contou Downey Jr., que ficou bastante incomodado na ocasião.
"Fui chamado para ser rebaixado? Eu não sei o que estava acontecendo", continuou. "Ele segurou uma foto de Tom Cruise e disse: 'É por isso que ele deveria interpretar Chaplin.' Eu fiquei tipo, 'Provavelmente, mas ele recusou, e agora?'"
"O quão intimidador é isso?", perguntou Letterman. "Porque os atores, assim como qualquer artista, são naturalmente inseguros, e você ainda tem Richard Attenborough dizendo: 'É uma pena que não conseguimos Tommy.'"
Chaplin não foi uma unanimidade de público nem de crítica. No Rotten Tomatoes, por exemplo, tem apenas 59% de aprovação da imprensa especializada. Quanto ao desempenho nas bilheterias, também ficou bem abaixo do esperado, arrecadando somente US$ 12 milhões para um orçamento de US$ 31 milhões.
O elenco ainda inclui Marisa Tomei, Anthony Hopkins, Dan Aykroyd, Kevin Kline e Penelope Ann Miller. A filha de Chaplin na vida real, Geraldine, dá vida à avó paterna, Hannah.
Robert Downey Jr. em Velozes & Furiosos? Vin Diesel deseja que sim