Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Gibi da Mônica faz 40 anos; veja melhores momentos da turma

12 mai 2010 - 12h37
Compartilhar

Em maio de 1970, quando o primeiro gibi da Turma da Mônica foi lançado, Maurício de Sousa ainda desenhava, a próprio punho, seus personagens, ao mesmo tempo em que se dividia sabe-se lá em quantas partes para concluir as tirinhas da Folhinha de S. Paulo, suplemento criado por ele e Lenita Miranda de Figueiredo que ainda sobreviveria por muito tempo nas páginas do jornal brasileiro.

Quarenta anos depois, a arretada gordinha, baixinha e dentuça governa, praticamente sozinha, o mercado editorial de quadrinhos no Brasil - mesmo tendo sido criada muito antes. Suas revistas - unidas às de seus amiguinhos, que aos poucos foram ganhando títulos próprios - já venderam mais de 1 bilhão de exemplares no Brasil e no mundo.

Tamanho sucesso não é para qualquer um. Como poucos souberam fazer, Maurício de Sousa, conseguiu adaptar suas histórias aos tempos atuais. Não poupou em fazer trabalho social ao mostrar personagens incomuns em quadrinhos infantis - um mudo, uma deficiente visual, um cadeirante, entre outros.

Como todo projeto que alcança as massas, já recebeu muitas críticas: por manter um personagem repleto de gírias caipiras ou por insistir na história da menina gordinha que sofre com as tentativas insanas de Cebolinha em derrotá-la. Mas em plenos anos 2000, quando a maior parte dos quadrinhos e desenhos voltados a crianças incitam a violência, Mauricio ainda vence mostrando o bairro do Limoeiro, que está em São Paulo, mas parece tão distante deste tempo quanto os anos 1950, quando ele foi criado.

A visão romântica e inocente deste mundo estende-se até mesmo na revista Turma da Mônica Jovem. Sim, Mônica cresceu e apareceu. Junto a ela, novas responsabilidades, ao dialogar, agora, com os adolescentes.

Há pelo menos quatro gerações, Mônica e seus amigos ensinaram muitos brasileiros a ler. Atravessaram o mundo dos quadrinhos e ganharam a televisão, o cinema e as lojas. E ainda devem permanecer vivos no imaginário popular por muito tempo.

Geração Mônica
Pensando na data comemorativa, o Terra listou alguns dos melhores momentos protagonizados por Mônica e sua turminha. Confira na galeria de fotos, clicando no botão abaixo.

Capa da primeira edição de 'Mônica', publicada em maio de 1970
Capa da primeira edição de 'Mônica', publicada em maio de 1970
Foto: Reprodução
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Seu Terra