Globo de Ouro 2024: Como assistir ao prêmio na TV e online
Celebração dá início à temporada de premiações; saiba tudo sobre os indicados e veja como assistir à transmissão na TV ou no streaming
É hoje! Acontece neste domingo (7) o Globo de Ouro 2024. A 81ª edição do prêmio celebra os destaques de filmes e séries no cinema e no streaming do ano passado, e retorna após algumas polêmicas que geraram uma grande reestruturação. Saiba tudo sobre os indicados e veja como acompanhar a cerimônia.
Quem está indicado ao Globo de Ouro 2024?
Neste ano, "Barbie" e "Succession" são os grandes destaques respectivamente em filme e série, cada um com 9 indicações no total. Nas categorias de cinema, "Oppenheimer" recebeu 8 indicações, e "Assassinos da Lua das Flores" e "Pobres Criaturas" chegam com 7 cada.
Já em séries, "Succession" é seguida por "The Bear" e "Only Murders in the Building", com cinco indicações cada. A HBO/Max lidera entre as distribuidoras, com 17 indicações, seguida pela Netflix, com 15. Veja a lista completa de indicados.
Como assistir à premiação na TV?
Como já virou tradição, o Globo de Ouro 2024 será exibido na TV linear no Brasil pelo canal a cabo TNT. A cerimônia será realizada em Los Angeles, no tradicional hotel Beverly Hilton. O evento terá início às 22h (horário de Brasília). Antes disso, o tapete vermelho também será transmitido no canal, a partir das 21h.
Como assistir à premiação no streaming?
Nas plataformas digitais, o Globo de Ouro 2024 será transmitido na HBO Max, também a partir das 22h (horário de Brasília). Para sintonizar, é necessário ser assinante do serviço. Segundo a assessoria, opções de áudio original e com tradução simultânea estarão disponíveis.
Polêmica, novos donos e mais votantes
O Globo de Ouro passou por uma reestruturação após uma reportagem do jornal LA Times revelar em 2021 que os votantes, membros da antiga HFPA (Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood), recebiam regalias em troca de votos e favorecimento.
Além da ausência de membros negros, jurados chegaram a receber viagens e jóias de luxo de produtores de séries e filmes que foram indicados e posteriormente venceram o prêmio.
Diante da repercussão das denúncias, que incluíam também casos de racismo e até mesmo "votantes fantasmas", o Globo de Ouro foi boicotado e ficou sem transmissão televisionada em 2022. Em junho do ano passado, os ativos da premiação foram adquiridos pela holding Eldridge Industries e pela multinacional Dick Clark Productions (esta última que já era responsável por produzir a cerimônia).
Atualmente, a ONG Golden Globe Foundation gerencia os trabalhos filantrópicos e os recursos que sobraram da HFPA após a sua dissolução. Sob a nova diretriz, há dois tipos de votantes: os membros remanescentes da HFPA, que recebem salário, e outros votantes que moram fora da área de Los Angeles e dos EUA. A partir desta alteração, novos críticos e jornalistas brasileiros foram incluídos no grupo.
Para os novos CEOs, transformar o que era uma organização sem fins lucrativos em uma empresa que gere lucro pode acabar com a má-fama do Globo de Ouro, pois atrelaria algum tipo de responsabilização monetária.
Mesmo assim, o momento é instável para a organização. Muitos astros se recusaram a comparecer à cerimônia, enquanto comediantes como Chris Rock e Ali Wong negaram o convite para apresentar a edição deste ano.