Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Há 50 anos, Spielberg quase deixou passar uma das maiores trilhas sonoras do cinema

Disponível no Disney+, o documentário sobre John Williams explica a criação do lendário tema musical de Tubarão de Spielberg.

26 nov 2024 - 16h52
(atualizado às 16h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Disney+ / Adoro Cinema

O documentário A Música de John Williams, no Disney+, relembra a carreira do compositor, cujo nome ficará para sempre associado aos de Steven Spielberg e George Lucas, e também descobrimos mais sobre o lendário tema de Tubarão (1975).

"Achei que ele estava brincando!"

Steven Spielberg amou tanto a trilha sonora de John Williams para o filme Os Rebeldes que sonhou em conhecê-lo, e por que não? O diretor resolveu pedir para que ele assinasse a trilha sonora de um próximo filme. Foi durante um almoço surpresa organizado em 1972 pela Universal que Spielberg conheceu o homem que se tornaria seu compositor favorito nas décadas seguintes, inseparável de sua fabulosa carreira.

Depois de entregar a trilha sonora de Louca Escapada em 1974, Williams retornou para Tubarão. O resultado? Uma obra-prima de simplicidade e de eficácia formidável, com um segundo Oscar, apenas quatro anos depois do recebido por Um Violinista No Telhado.

Um ostinato, duas notas, E e F, tocadas no baixo. Um motivo tocado cada vez mais alto, opressivamente, à medida que sentimos que o gigantesco tubarão ronda a zona e se aproxima da sua presa. Quando Williams tocou esse tema para Spielberg, ele caiu na gargalhada. Não poderia ter sido o tema principal do filme, poderia? Ele que idealizou uma melodia mais épica e muito menos despojada...

"Achei que ele estava brincando!", Steven Spielberg diz no documentário, falando com John Williams, discutindo com ele sua primeira reação. "Eu disse par…

Artigo original publicado em AdoroCinema

"Escrevi um tema de amor para Leia e Luke": George Lucas não lhe contou e John Williams imortalizou o incesto de Star Wars em sua trilha sonora

Contatos Imediatos do Terceiro Grau poderia ter 134 mil diferentes sons, até que John Williams atingiu cinco notas perfeitas

Sem dúvida, essa é a música mais famosa do cinema: Há 47 anos, ela levou milhões de espectadores para outro universo

Oscar 2020: John Williams quebra recorde (de novo) e se torna a pessoa viva com maior número de indicações

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade