Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hathaway se desculpa por dor causada a deficientes em papel

Anomalia de membros comumente conhecida como "mão rachada" é usada para caracterizar a personagem da atriz

5 nov 2020 - 23h56
(atualizado em 6/11/2020 às 08h23)
Compartilhar
Exibir comentários

A atriz Anne Hathaway, vencedora do Oscar por Os Miseráveis, resolveu se manifestar, após a controvérsia causada por sua aparição como uma vilã com deficiência no filme Convenção das Bruxas.

Foto: Divulgação/Warner / Pipoca Moderna

ONGs, atletas e até a organização das Paraolimpíadas reclamaram da forma como a etrodactilia, uma anomalia de membros comumente conhecida como "mão rachada", é usada para caracterizar a personagem da atriz, que é uma bruxa maligna, e assim perpetuar os estereótipos de que as malformações são anormais ou assustadoras. Na refilmagem do clássico infantil de 1990, a bruxa encarnada por Hathaway tem dedos faltando em suas mãos, e isso é apresentado na trama como sinal de que ela é um monstro terrível.

Depois da Warner, que produziu o filme dirigido por Robert Zemeckis (De Volta ao Futuro), emitir um comunicado desculpando-se para a comunidade dos portadores da deficiência, a atriz também lamentou a "dor causada".

"Sinto muito", escreveu Hathaway no Instagram na quinta-feira (5/11). "Eu não conectei a maquiagem com a [anomalia de] diferença de membros quando o visual do personagem me foi apresentado; se eu tivesse, eu asseguro a vocês que isso nunca teria acontecido."

"Como alguém que realmente acredita na inclusão e realmente detesta a crueldade, devo a todos vocês um pedido de desculpas pela dor causada", ela escreveu, como legenda de um vídeo informativo do Lucky Fin Project, uma organização sem fins lucrativos que aumenta a conscientização sobre as diferenças dos membros.

A reação que gerou maior repercussão foram comentários de Amy Marren, uma nadadora paralímpica britânica de 22 anos, que publicou um tuíte na segunda-feira, dizendo que estava "decepcionada" com a representação do filme. "Sim, estou totalmente ciente de que este é um filme e as personagens são bruxas. Mas bruxas são essencialmente monstros. Meu medo é que as crianças assistam a este filme, sem saber que ele exagera enormemente o original de Roald Dahl e que as diferenças de membros comecem a ser temidas", escreveu ela. "Isso abre novas conversas difíceis para aqueles com diferenças de membros e atrasa o que estamos tentando alcançar, que é celebrar quem você é!"

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

I have recently learned that many people with limb differences, especially children, are in pain because of the portrayal of the Grand High Witch in The Witches. Let me begin by saying I do my best to be sensitive to the feelings and experiences of others not out of some scrambling PC fear, but because not hurting others seems like a basic level of decency we should all be striving for. As someone who really believes in inclusivity and really, really detests cruelty, I owe you all an apology for the pain caused. I am sorry. I did not connect limb difference with the GHW when the look of the character was brought to me; if I had, I assure you this never would have happened. I particularly want to say I'm sorry to kids with limb differences: now that I know better I promise I'll do better. And I owe a special apology to everyone who loves you as fiercely as I love my own kids: I'm sorry I let your family down. If you aren't already familiar, please check out the @Lucky_Fin_Project (video above) and the #NotAWitch hashtag to get a more inclusive and necessary perspective on limb difference.

Uma publicação compartilhada por Anne Hathaway (@annehathaway) em

Veja também:

'A Caminho da Lua' mostra a força da criatividade infantil:
Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade