Hoje no streaming: Este filme polêmico é o 'Jogos Vorazes' para quem tem estômago forte
Quando a mundialmente famosa saga de Katniss Everdeen passou de best-seller a fenômeno cinematográfico, muitos fãs se lembraram da trama japonesa Batalha Real, que já mostrava um cenário semelhante nos anos 2000.
Poucos filmes podem reivindicar para si o status de "divisor de águas" na história do cinema. Mas, nesse seleto grupo, Batalha Real (Battle Royale), longa-metragem de Kinji Fukasaku, com certeza tem seu espaço. A obra implacável dos anos 2000, acompanha um grupo de alunos do ensino médio, enfrentando desafios que deixam Jogos Vorazes parecendo uma saga bem mais amistosa.
Nessa distopia, os alunos do colégio de Shiroiwa são levados para uma ilha deserta por um exército misterioso. Assustados, são informados pelo ex-professor Kitano de que irão participar de um jogo cuja regra é matar para sobreviver. Apenas a última pessoa viva poderá retornar para sua casa. Cada aluno recebe uma garrafa de água, um pouco de comida e uma arma, e o jogo tem a duração de três dias. Quem será o grande vencedor (ou vencedora)?
Jogos Vorazes se inspirou em Batalha Real?
Com Jogos Vorazes, a saga literária escrita por Suzanne Collins, virando um imenso best-seller, e posteriormente, ganhando as telas, repetindo e amplificando o sucesso, instaurou-se uma polêmica relacionada à Batalha Real. Que, vale dizer, também é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Koushun Takami. Afinal, não é muito difícil estabelecer as semelhanças entre as duas narrativas.
Mas, Suzanne Collins garante: "Nunca ouvi falar da obra e do autor até meu livro aparecer", dis…
O que aconteceu com Lucy Gray no final de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes?
Dica de streaming: Quentin Tarantino celebra este clássico como a obra-prima definitiva