Imprensa francesa lamenta clichês em 'Emily em Paris'
Excessos de clichês mostram visão hollywoodiano sobre a capital francesa de nova série da Netflix
A série Emily em Paris, lançada no fim de semana pela Netflix, pode agradar fãs de comédias românticas, mas a imprensa francesa definitivamente odiou.
Desenvolvida por Darren Star (criador de "Sex and the City", "Barrados no Baile" e "Younger"), a história acompanha a Emily do título, vivida por Lily Collins ("Simplesmente Acontece"), recém chegada em Paris, descobrindo o cotidiano da capital francesa. Mas o olhar americano teria dado vida a todos os clichês possíveis sobre a cidade.
"Aprendemos que os franceses são 'todos maus' (sim, sim), que são preguiçosos e nunca chegam ao escritório antes do final da manhã, que são paqueradores incorrigíveis, que não estão realmente apegados ao conceito de lealdade, que são sexistas e retrógrados e, claro, que têm uma relação duvidosa com o chuveiro. Sim, nenhum clichê é poupado, nem mesmo os mais fracos", apontou a revista Première.
Com sarcasmo, o site Sens Critique acrescentou que "os roteiristas devem ter cogitado por dois ou três minutos enfiar uma baguete debaixo [do braço] de cada francês, ou mesmo uma boina para distingui-los claramente, por outro lado, todos fumam cigarros e paqueram até a morte".
O texto ainda diz que Paris é retratada na série como "uma espécie de cidade-testemunho onde cada rua se torna pitoresca sem o menor lixo, com figurantes vestidos de alta costura e só chove se Lily Collins está triste".
A rádio RTL, por sua vez, lamenta que a série, em vez de retratar a verdadeira Paris, tenha gravado um compêndio de como Hollywood vê a cidade. "Raramente tínhamos visto tantos clichês sobre a capital francesa desde os episódios parisienses de 'Gossip Girl' [série americana lançada em 2007] ou do final de 'O Diabo Veste Prada' [filme de 2006]".
Como a 1ª temporada de Emily em Paris terminada num cliffhanger romântico, o produtor Darren Star tem planos de explorar novos clichês nos próximos capítulos, caso a audiência seja boa o suficiente para a Netflix encomendar o segundo ano da produção. "Ela fará parte do tecido do mundo em que está vivendo. Ela será mais uma residente da cidade", contou Star à Oprah Magazine.