Iwájú: Disney+ apresenta sua primeira série animada africana
A Disney+ revelou uma imagem oficial de "Iwájú", primeira série animada africana da plataforma. A arte foi apresentada na D23, convenção realizada neste fim de semana nas proximidades da Disneylândia da Califórnia.
Criada por Ziki Nelson, a série é uma coprodução da Disney com o estúdio pan-africano Kugali e vai acompanhar uma herdeira e um menino pobre, Tola e Kole, numa versão futurista de Lagos, Nigéria. O lançamento está marcado para 2023.
No Festival de Annecy Festival deste ano, a diretora de criação da Disney e roteirista de "Frozen", Jennifer Lee, explicou o que motivou a parceria: "Quando cheguei à Disney, tudo era criado no próprio estúdio. A animação, o artesanato, a narrativa, sempre fantásticos. Ao entrar nesse mundo, eu fiquei deslumbrada. Mas notei uma falta de diversidade."
Lee disse que, ao buscar uma parceria com um estúdio africano, a ideia original era que colaborasse em uma série de curtas, mas ela ficou tão impressionada com o calibre da narrativa do estúdio Kugali que decidiu encomendar uma série completa.
"Havia histórias com temas que eu nunca tinha visto dessa forma, havia folclore que eu nunca tinha tido acesso antes", explicou ela. "Eles vieram com essas ideias, cada uma delas tinha uma característica épica por si só. Escolhemos aquela que melhor se traduzia em uma série. Foi emocionante demais. O poder e a força de contar histórias deles é muito forte."
"Iwájú" estreia em 2023 em streaming.
☀️ Conheça uma versão futurista de Lagos, Nigéria, com #Iwaju, uma Série Original da Disney e Kugali. Em 2023 no #DisneyPlus. #D23Expo pic.twitter.com/XB1WblYGYS
— Disney+ Brasil (@DisneyPlusBR) September 10, 2022