John Wick morre em novo filme da franquia? Entenda o futuro do personagem de Keanu Reeves
John Wick é uma das franquias mais populares da atualidade e está nos cinemas com seu quarto filme estrelado por Keanu Reeves.
John Wick 4: Baba Yaga está em exibição nos cinemas brasileiros, quarto filme da popular franquia de ação com Keanu Reeves no papel do implacável assassino lutando para sobreviver contra as ameaças da Alta Cúpula. Essa nova produção terminou deixando alguns fãs confusos com o destino do protagonista, então qual será o futuro da franquia?
ATENÇÃO: A matéria contém spoilers de John Wick 4: Baba Yaga!
Enquanto a recompensa por sua cabeça aumenta de preço rapidamente, John Wick terá que superar os adversários mais mortais e violentos do submundo, enfrentando a Alta Cúpula de Nova York a Paris, de Osaka a Berlim. Em John Wick 4, o protagonista descobre um caminho para derrotar a Alta Cúpula, mas antes que possa ganhar sua liberdade, deve enfrentar um novo inimigo com poderosas alianças, o implacável chefe do submundo Marquês de Gramont (Bill Skarsgård).
John Wick de Keanu Reeves morre no quarto filme da franquia?
O final de John Wick 4 tem uma reviravolta que pegou todos os fãs da franquia de surpresa com a aparente morte do protagonista interpretado por Keanu Reeves.
John Wick participa de um duelo ao nascer do sol para se livrar da Alta Cúpula, enfrentando Caine (Donnie Yen), representante do Marquês de Gramont. Na terceira rodada, Caine atira em John e o protagonista finge errar o tiro, apenas blefando para usar a última bala matando o vilão de Bill Skarsgård. Mesmo com os ferimentos, parecia que ficaria tudo bem com sua tão sonhada liberdade, mas ele tem uma visão de sua falecida esposa nos degraus de Sacré-Cœur e aparentemente não resiste aos ferimentos. Em seguida, Winston (Ian McShane) e Bowery King (Laurence Fishburne) visitam sua lápide, provocando a morte do personagem. Mas será que John Wick realmente morreu?
Nem mesmo Keanu Reeves tem a resposta para essa pergunta! "Não sei, acho que vou ter que me apoiar em 'nunca diga nunca'", disse à Entertainment Weekly. "Quero dizer, eu não faria um filme de John Wick sem Chad Stahelski [diretor]. Teríamos que ver como seria. Para mim, parece muito certo que John Wick encontre a paz".
O ator ainda revelou as conversas que teve com Stahelski sobre o destino do personagem em John Wick 4. "A primeira conversa que tivemos foi: 'Por quê? Por que fazer isso?'. E a nota por trás dessa nota é: qual é a história? "A primeira conversa que tivemos foi: 'Por quê? Por que fazer isso?'", diz Reeves. "E a nota por trás dessa nota é, qual é a história? E para ele e para mim, parecia que o que era autêntico e verdadeiro era a jornada de John Wick para a morte. Essa foi a primeira ideia; esse foi o motivo pelo qual fizemos o filme. Essa, para nós, foi a história orgânica e autêntica a ser contada para o personagem de John Wick e seu mundo. Então essa foi a primeira ideia, esse foi o primeiro tipo, é isso que vamos fazer. Ok, agora vamos inventar uma história de como isso acontece", explica.
Desta forma, fica claro que eles tinham a intenção de apresentar uma conclusão para o arco de John Wick neste quarto filme com sua liberdade e suposta despedida no final. Porém, o filme deixa também em aberto esse destino do personagem, não mostrando claramente (apenas sugerindo com o túmulo) que ele está realmente morto, o que levanta a possibilidade para seu retorno futuramente com a desculpa de ter fingido a situação.
Basil Iwanyck, produtor da franquia, disse ao IndieWire que se trata de "um final ambíguo". "Vou colocar dessa forma. Não temos essa resposta. Existem dois personagens, na verdade. Há John Wick e John, o civil. A pergunta para todos nós é, OK, se o público abraçar a história e a bilheteria funcionar, há outra história a ser contada? Não sei. Mas não acho que nos encurralamos, esteja ele vivo ou morto, no final deste filme", completa.
Tanto as falas de Keanu Reeves quanto de Basil Iwanyck deixam em aberto a possibilidade de retorno de John Wick para um quinto filme, especialmente pelo sucesso da franquia em bilheteria - mesmo que isso possa demorar um tempo para acontecer, como indicou o diretor Chad Stahelski. Fato é que os fãs verão Keanu Reeves interpretando John Wick pelo menos mais uma vez em Ballerina, filme spin-off estrelado por Ana de Armas.