"Julieta" de Almodóvar concorrerá a Palma de Ouro em Cannes
O último filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar, Julieta, concorrerá pela Palma de Ouro na seção oficial do próximo Festival de Cannes, que começa em 11 de maio, anunciaram nesta quinta-feira (14) os organizadores do certame.
"Estou muito contente de ter sido selecionado para competir neste ano no Festival de Cannes. A julgar pelos títulos e autores aos quais acompanho, vai ser uma grande edição", disse o diretor após o anúncio de sua participação no festival.
Desta forma, Almodóvar retorna a Cannes cinco anos após ter apresentado, também em competição, "A pele que habito".
É o quinto longa-metragem que o cineasta espanhol apresenta em competição no festival francês, que estreou em Cannes em 1999 com Tudo sobre minha mãe (1999), que ganhou o prêmio de Melhor Diretor.
Em 2006 participou com Volver e posteriormente Almodóvar competiu pela Palma de Ouro com Abraços partidos (2009) e A pele que habito (2011).
Além disso, e fora de competição, seu filme A má educação foi o encarregado de abrir a edição do festival de 2004. E em 1992 foi membro do júri da competição oficial, presidida pelo ator francês Gérard Depardieu.
Julieta é um filme inspirado em três relatos da vencedora do prêmio nobel canadense Alice Munro e conta a história de Julieta, sua complexa relação com sua filha, em uma análise da fatalidade e o complexo de culpa.
Protagonizada por Emma Suárez e Adriana Ugarte, que interpretam Julieta em duas épocas de sua vida, conta além disso em seu elenco com o argentino Dario Grandinetti e com Rossy de Palma, Inma Cuesta, Daniel Grao e Michelle Jenner.