Lembra de todos? 6 atores que já interpretaram o Talentoso Ripley nas telas
'Ripley', nova série da Netflix que adapta o personagem criado por Patricia Highsmith, já está disponível.
Você provavelmente se lembra de Matt Damon na pele do Talentoso Ripley, do suspense de 1999 coestrelado por Jude Law, Gwyneth Paltrow, Cate Blanchett e Philip Seymour Hoffman. Agora, a história acaba de ganhar uma nova roupagem: Andrew Scott, de 'Fleabag', interpreta o vigarista charmoso na nova minissérie original Netflix, 'Ripley', já disponível na plataforma e carregada de elogios da crítica.
Atemporal, o personagem criado pela escritora americana Patricia Highsmith é protagonista de uma série de livros e já foi adaptado para as telas mais do que apenas duas vezes. Sua história, aliás, serviu de inspiração para o controverso 'Saltburn', lançado no fim do ano passado no Prime Video, e a razão por trás de seu sucesso é igualmente simples e complexa: a obsessão de Tom por atenção e poder é tão compreensível quanto repulsiva, o que causa afeto e asco ao personagem em quantidades similares.
Se o eterno 'hot priest' de 'Fleabag' parece no momento o intérprete ideal para um assassino extremamente carismático e sedutor, ele e Damon não são os únicos que já entraram na pele de Ripley. Confira abaixo quem são todos os atores que já foram Tom Ripley nas telas do cinema.
Alain Delon, em O Sol por Testemunha (1960)
O hoje ex-ator tornou-se internacionalmente conhecido e símbolo sexual quando interpretou Tom Ripley em 1960, na adaptação francesa do diretor René Clément. O filme foi tão bem-sucedido que a própria autora elogiou o roteiro e a fidelidade ao livro publicado em 1955.
Dennis Hopper, em O Amigo Americano (1977)
Em 1977, o alemão Wim Wenders ('Paris, Texas') escalou o americano Dennis Hopper para interpretar Ripley em sua adaptação de 'O Jogo de Ripley', livro lançado em 1974 e terceiro da saga. Na trama, o vigarista vivendo na Alemanha, que decide participar de uma tentativa de assassinato para ganhar um dinheiro extra.
Matt Damon, em O Talentoso Ripley (1999)
Readaptação do romance de 1955, este é o filme que ficou eternamente atrelado à imagem de Ripley. Damon interpreta o protagonista e, rodeado de um elenco absurdo, deixou sua marca entre os clássicos cult.
John Malkovich em O Retorno do Talentoso Ripley (2002)
A nova adaptação do romance de 1974 traz, desta vez, John Malkovich como o personagem-título. Sob o comando da italiana Liliana Cavani, o filme foi elogiado pela crítica, embora não tenha sido lançado nos cinemas nos Estados Unidos -- decisão classificada como um erro pelo renomado Roger Ebert.
Barry Pepper, em Ripley no Limite (2005)
Única adaptação do livro 'Ripley Subterrâneo', o segundo da saga de Highsmith, o filme traz o ator canadense, de 'O Resgate do Soldado Ryan', enxergando uma oportunidade de lucro imitando com perfeição o estilo das obras de Derwatt, amigo que é morto em um acidente.
Andrew Scott, em Ripley (2024)
Ambientada nos anos 1960, a série da Netflix reinicia a trama. Aqui, assim como no filme de 1999, Ripley é contratado por um homem muito rico para viajar para a Itália e convencer seu filho a voltar para casa. Mas aceitar o trabalho foi só o começo de uma teia de trapaças, fraudes e assassinatos. Os episódios já estão disponíveis na Netflix.