Levamos 30 anos para descobrir, mas esse furo de roteiro em De Volta para o Futuro 3 desmonta toda a trama do filme
Se a saga de Robert Zemeckis nos ensina alguma coisa, é que não é precisamos ser tão rigorosos quando se trata de viagem no tempo.
É uma das sagas de ficção científica mais amadas que existem, mas fazer com que tudo se encaixe em um filme sobre viagem no tempo é complicado... Como resultado, tanto De Volta para o Futuro quanto suas sequências são um verdadeiro desfile de furos de roteiro e pequenas inconsistências que os fãs vêm apontando há anos, depois de assisti-los milhares de vezes. Entretanto, como o próprio James Gunn disse em referência ao filme dirigido por Robert Zemeckis, para que um filme seja excelente, ele não precisa ser perfeito.
Alguns dos furos de roteiro de De Volta para o Futuro são tão míticos que a própria equipe viria a se manifestar sobre o assunto com o passar do tempo. Um dos exemplos mais famosos está, de fato, no primeiro filme, já que é impossível não se perguntar como é possível que, se Marty foi o responsável por seus pais se apaixonarem, eles não pudessem reconhecê-lo no futuro. No entanto, o roteirista Bob Gale tinha a resposta perfeita: "Lembre-se de que George e Lorraine só conheceram Marty/Calvin por seis dias quando tinham 17 anos, e eles nem sequer o viram durante todos esses dias. [...] Eu pediria a qualquer pessoa que olhasse para trás, para seus anos de ensino médio, e se perguntasse o quão bem eles se lembram de um garoto que esteve no ensino médio por um semestre." Amém.
No entanto, essa inconsistência arqui-famosa não é a única, mas apenas uma das mais populares.