Maggie Smith e mais: Veja atores de 'Harry Potter' que já morreram
Intérprete de McGonagall morreu nesta sexta (27), aos 89 anos
Os fãs de Harry Potter se despediram da intérprete de uma das personagens mais queridas da saga nesta sexta-feira (27). A atriz Maggie Smith, que acumulou papéis icônicos em "Downton Abbey" e filmes como "Mudança de Hábito", "Primavera de uma Solteirona" e "Uma Janela Para o Amor", morreu aos 89 anos, conforme anunciado pela sua família. Ela deixou dois filhos e cinco netos. A causa da morte não foi confirmada, mas ela estava em um hospital.
Relembre, a seguir, outros atores da saga Harry Potter que também já nos deixaram.
Maggie Smith
A eterna Minerva McGonagall nos deixou nesta sexta-feira (27), aos 89 anos. Na saga Harry Potter, ela interpretou uma das personagens mais queridas pelos fãs, a professora de Transfiguração e diretora da Casa Grifinória que é uma das grandes protetoras de Harry.
Richard Harris
Embora o Michael Gambon tenha interpretado Alvo Dumbledore por mais tempo, foi Richard Harris quem deu vida ao famoso bruxo pela primeira vez. Ele também foi o primeiro integrante do elenco central a falecer, enquanto a franquia ainda estava em andamento. Ele interpretou o diretor nos dois primeiros filmes, e morreu em 2002, aos 72 anos.
Michael Gambon
O intérprete do diretor nos seis filmes subsequentes, Gambon morreu em setembro de 2023, aos 82 anos, após uma crise de pneumonia. "Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama", dizia nota publicada pela família.
Alan Rickman
O inesquecível Alan Rickman interpretou Severo Snape, e morreu de câncer em janeiro de 2016, aos 69 anos. Um dos personagens mais marcantes da saga, o professor de Poções também é o mais ambíguo da história.
Robbie Coltrane
O intérprete de Hagrid morreu aos 72 anos em outubro de 2022. Antes do falecimento, o ator já estava doente há dois anos, mas ainda participou do reencontro de "Harry Potter", produzido pela Max.
Richard Griffiths
Richard Griffiths interpretou o tio Valter Dursley, que reprovava o uso de magia e transformava a vida do protagonista em um inferno. O ator morreu em março de 2013, devido a complicações de uma cirurgia coronária. Ele tinha 65 anos.
John Hurt
O premiado John Hurt apareceu pouco na franquia, mas sua participação essencial foi no papel de Garrick Olivaras, que vende a primeira varinha para o jovem bruxo em "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001). O astro morreu em janeiro de 2017, aos 77 anos, de câncer no pâncreas.
Verne Troyer
Sob uma pesada maquiagem, o ator interpretou o duende Grampo, um dos funcionários do banco Gringotes. Conhecido como um dos homens mais baixos do mundo (medindo 81 centímetros), Troyer morreu em abril de 2018, aos 49 anos.
Helen McCrory
A atriz que interpretou Narcisa Malfoy, a mãe de Draco Molfoy, morreu em abril de 2021, aos 52 anos, vítima de câncer.
Rogert Lloyd-Pack
Intérprete do Ministro da Magia Bartô Crouch, o ator morreu de câncer de pâncreas em janeiro de 2014, aos 69 anos.
Dave Legeno
Você talvez não reconheça o nome de Dave Legeno, mas certamente vai se lembrar de seu papel na franquia, como o lobisomem Fenrir Greyback, que apareceu nos três últimos filmes da saga. O ator morreu em julho de 2014, aos 50 anos. Seu corpo foi encontrado numa região conhecida como Vale da Morte, no deserto do Mojave, na Califórnia. É possível que a causa da morte tenha sido insolação e desidratação.
Robert Knox
Robert Knox interpretou o personagem Marcus Belby, um aluno da casa Corvinal, no filme "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (2009). Ele foi morto antes mesmo do lançamento do filme, em 2008, aos 18 anos, por um sujeito que apareceu na porta de um bar portando duas facas e ameaçou as pessoas que bebiam na calçada. O ator morreu enquanto defendia seu irmão.