Maggie Smith, estrela de 'Harry Potter' e 'Downton Abbey', morre aos 89 anos
Atriz britânica deixa dois filhos e cinco netos
A atriz Maggie Smith, famosa por seus papéis nos filmes de Harry Potter e pela série Downton Abbey, morreu aos 89 anos na manhã desta sexta-feira, 27. Os filhos da estrela britânica, Toby Stephens e Chris Larkin, confirmaram a informação à BBC. A causa da morte, no entanto, não foi revelada.
"É com grande tristeza que temos que anunciar a morte de Dame Maggie Smith. Ela faleceu pacificamente no hospital na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro. Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final", diz o comunicado.
"Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda de sua extraordinária mãe e avó. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer à maravilhosa equipe do Chelsea and Westminster Hospital por seu cuidado e gentileza incansável durante seus últimos dias. Agradecemos por todas as suas mensagens gentis e apoio, e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento", completa.
Em 1990, Maggie recebeu a honraria de "Dama" da Ordem do Império Britânica. Em 2014, ela recebeu a Ordem dos Companheiros de Honra, por sua contribuição ao teatro. Ao longo de 60 anos de carreira, Maggie acumulou dois Oscars, quatro Emmys, um Tony, entre diversos outros prêmios.
Seus papéis mais recentes como Minerva McGonagall na franquia Harry Potter (2001-2011) e como Condessa Violet Crawley na série Downton Abbey, (2015-2022) ganharam a atenção do público mais jovem. Contudo, Margareth Smith, nascida em Essex, no Reino Unido, estreou nos palcos em 1950. Além de performar em teatros britânicos, ela também estrelou papéis na Broadway.
Maggie foi casada com o ator Robert Stephens entre 1967 e 1975. Com ele, teve os filhos Chris e Toby. Ela se casou novamente em 1975 com o dramaturgo Beverley Cross, com quem viveu até a morte dele, em 1998.