Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Maior canal de YouTube sobre 'Harry Potter' no mundo é brasileiro

Caco Cardassi comanda o Caldeirão Furado, que chega a ter mais de 5 milhões de visualizações em um mês

6 fev 2022 - 05h10
Compartilhar
Exibir comentários

Trabalhar com o que ama é o segredo de sucesso de muita gente. É o caso de Caco Cardassi, 30 anos, youtuber com o maior canal do mundo sobre Harry Potter, o Caldeirão Furado. Com 1,38 milhão de inscritos, chega a ter mais de 5 milhões de visualizações no mês.

Como muitos de sua idade, Caco cresceu junto com o bruxinho. "Eu me sinto amigo dele, é impressionante, tenho a sensação de fazer parte dessa história", diz. Ele conheceu Harry quando criança. "Eu tinha entre oito e nove anos, meu avô me colocou de castigo por estar indo mal na escola, sem sair para brincar ou ver TV se não melhorasse minhas notas", lembra. Sem muita coisa para fazer, ele "aproveitava o tédio" lendo. Foi quando o avô o presenteou com Harry Potter e a Pedra Filosofal. "Ele me apresentou um jeito de me divertir", pontua.

De início, Caco não terminou de ler o livro, mas depois de ver o filme, cujo lançamento completou 20 anos, que ele se apaixonou pela história.

Sustento

Perguntado sobre a importância dos livros em sua vida, ele é categórico. "Tudo, desde amizades importantíssimas a pessoas relacionadas a mim, tudo tem a ver com HP. Representa todos esses laços que tenho na vida e hoje em dia, muito mais, é meu sustento", conta.

O canal surgiu por acaso. Caco usava o Orkut para falar sobre Harry Potter. Com o fim da rede, migrou para o Facebook. Até que foi convidado por um conhecido a fazer vídeos sobre o bruxo. "Respondi que não sabia fazer e ele me mandou gravar com o celular mesmo, que ele editaria", diz.

Alguns vídeos depois, o canal tornou-se exclusivo sobre Harry Potter e Caco começou a melhorar a apresentação. Bolou um cenário, aprendeu técnicas de iluminação. E o número de inscritos foi crescendo, de 10 para 20, depois 50 mil. "Aí pensei: se chegou nos 50 mil, pode chega nos 100 mil", brinca. "Nunca passou pela minha cabeça fazer isso para ficar conhecido, sempre tive noção de que as pessoas estão ali por HP, não por mim."

Futuro

Apesar de a série dos livros ter se encerrado, Caco acredita que ainda há muito para se contar sobre o mundo bruxo. A franquia Animais Fantásticos é um exemplo ao mostrar histórias que aconteceram antes da linha do tempo dos livros originais, com personagens citados neles.

"Meu sonho é que sejam produzidas séries. Há dois assuntos que eu gostaria de ver: um sobre como os fundadores de Hogwarts se conheceram e como foram os primeiros anos da escola e outro sobre o período da primeira guerra bruxa, mostrando a ascensão de Voldemort", diz.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade