Mike Myers lidera indicações aos prêmios Framboesa de Ouro
O comediante canadense Mike Myers, com sete indicações, é o claro favorito nesta edição do prêmio Fambroesa de Ouro, uma espécie de Oscar concedido às piores produções e atuações do ano, anunciou nesta quarta-feira a fundação Golden Raspberry Award.
"Acho que as pessoas estão cansadas dele em geral", disse John Wilson, fundador do prêmio. "Não faz um bom filme há muito tempo", acrescentou.
A maior quantidade de indicações foi recebida pelo filme O Guru do Amor, onde Myers interpreta um guru indiano que tenta transmitir à sociedade sua mensagem de amor universal.
Além do comediante, que concorre a pior ator, outros nomes do elenco do filme candidatos ao Framboesa de Ouro são Ben Kingsley e Verne Troyer, na categoria de pior ator coadjuvante. Já Jessica Alba concorre a pior atriz por O Olho do Mal.
A disputa por pior filme fica entre Super-Heróis - A Liga da Injustiça, A Gostosa e a Gosmenta, Fim dos Tempos, Em Nome do Rei e Espartalhões.
Os candidatos a piores atuações variam de uma ampla gama que inclui Paris Hilton (A Gostosa e a Gosmenta), Eddie Murphy (O Grande Dave) e Al Pacino (88 Minutos e As Duas Faces da Lei).
Outros nomes que concorrem aos prêmios são Kate Hudson (Um Amor de Tesouro e Amigos, Amigos, Mulheres à Parte), Cameron Diaz (Jogo de Amor em Las Vegas), Pierce Brosnan (Mamma Mia! - O Filme) e Mark Wahlberg (Fim dos Tempos e Max Payne).
No caso de Paris, ela foi indicada como pior atriz coadjuvante (Repo! The Genetic Opera) e como integrante de pior casal do ano na tela, por seus duos com Christine Lakin e Joel David Moore em A Gostosa e a Gosmenta.
Além disso, as estrelas da nova versão de Mulheres... O Sexo Forte - Annette Bening, Eva Mendes, Debra Messing, Jada Pinkett Smith e Meg Ryan- concorrem a pior atriz.
Inclusive Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal poderia ganhar sua estatueta, como pior prólogo, remake, sequência ou cópia.
A estatueta de pior carreira será destinada ao diretor Uwe Boll, descrito pela organização como "a resposta alemã a Ed Wood", considerado por muitos como o pior diretor da história.
Boll concorre também como pior diretor, pior ator coadjuvante e pior casal cinematográfico, todos eles por seu trabalho em Postal. Os prêmios da 29ª edição serão entregues em 21 de fevereiro, por tradição, um dia antes do Oscar.
