Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre Alan Arkin, vencedor do Oscar por 'Pequena Miss Sunshine‘, aos 89 anos

Morte foi confirmada pelos filhos do artista; ator participou do filme brasileiro 'O que é isso, companheiro?' (1997)

30 jun 2023 - 13h41
(atualizado às 14h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Alan Arkin, vencedor do Oscar por 'Pequena Miss Sunshine', morre aos 89 anos
Alan Arkin, vencedor do Oscar por 'Pequena Miss Sunshine', morre aos 89 anos
Foto: Reuters

O ator Alan Arkin, vencedor do Oscar por Pequena Miss Sunshine (2006), morreu na quinta-feira, 29, em sua casa, Califórnia. Ele tinha 89 anos. 

A informação foi confirmada por seus filhos Adam, Matthew e Anthony, em comunicado divulgado pela Variety. "Nosso pai era uma força da natureza com talento único, tanto como artista quanto como homem. Um marido amoroso, pai, avô e bisavô, ele era adorado e sua falta será profundamente sentida”. 

Em sete décadas de carreira, Arkin atuou no teatro, cinema e TV. Sua trajetória na comédia começou com a trupe de teatro Second City, em Chicago, antes de fazer sua estréia na Broadway em From the Second City em 1961. Dois anos depois, ele ganhou o Tony (Oscar do Teatro norte-americano) pela sua atuação em Enter Laughing.

Recentemente, ele estrelou ao lado de Michael Douglas a comédia da Netflix O método Kominsky. Papel que lhe rendeu duas indicações ao Emmy.

Outro trabalho de destaque foi em Argo (2012), onde deu vida ao produtor Lester Siegel, recrutado para produzir 'um filme de mentira' usado como fachada para resgatar os funcionários da embaixada norte-americana no Irã, durante o ínicio da Revolução Iraniana (1969-1970). A atuação também lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Ator Coadjuvante em 2013. 

Alan Arkin também estrelou o longa nacional O que é isso, companheiro? (1997), de Bruno Barreto. A obra é inspirada no livro homônimo de Fernando Gabaeira e relata o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes da luta armada contra a ditadura. 

O "homem do sapato branco" morreu chateado com Silvio Santos, diz família:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade