Morre Alfie Curtis, de Star Wars, aos 87 anos
Ator interpretou o Dr. Evazan, que ameaça Luke na Cantina Mos Eisley no primeiro Guerra nas Estrelas.
Exatamente um ano após a morte de Carrie Fisher, a família Star Wars perdeu outro membro. Alfie Curtis, que interpretou o Dr. Evazan no primeiro Guerra nas Estrelas, faleceu aos 87 anos. De acordo com o Entertainment Weekly, a causa da morte não foi revelada.
Responsável por uma das cenas mais marcantes de Uma Nova Esperança, Curtis foi o Dr. Cornelius Evazan, um cirurgião promissor, que se tornou notório por conduzir experimentos médicos cruéis, e posteriormente virou contrabandista. No filme de 1977, ele ameaça Luke Skywalker (Mark Hamill) na cantina Mos Eisley antes de Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) intervir com um sabre de luz.
A notável fala de Evazan era: "Você que se cuide. Somos homens procurados. Eu tenho a sentença de morte em 12 sistemas." O personagem também apareceu em Rogue One - Uma História Star Wars, em uma cena na qual Jyn Erso (Felicity Jones) e Cassian Andor (Diego Luna) encontram brevemente ele e Baba em Jedha.
Mark Hamill postou um emocionante tributo ao ator em seu Twitter:
"Alfie Curtis fez a cena de Star Wars na Cantina Mos Eisley (uma das mais memoráveis das quais eu já fiz parte), ainda mais memorável", disse Hamill nesta quarta-feira. "Por mais que ele estivesse horrível na frente às câmera, fora das câmeras ele era engraçado, gentil e um verdadeiro cavalheiro", completou o ator, se referindo à maquiagem que Curtis usou em cena. "Obrigado Alf — sentiremos sua falta."
Além do papel de Evazan, que na época não foi creditado, Curtis também atuou em O Homem Elefante, The Wildcats of St. Trinian's, Take It or Leave It e nas séries Larry Grayson e Cribb. Seu último trabalho foi na minissérie Lost Empires, em 1986.