Morre diretor de cinema polonês Andrzej Zulawski
Contemporâneo de Polanski, o cineasta alcançou fama mundial com sua adaptação cinematográfica do romance "A noite americana"
O diretor polonês Anrdzej Zulawski, um dos cineastas mais conhecidos da Polônia, junto com Krzystof Kieslowski e Roman Polanski, morreu nesta quarta-feira (17) aos 76 anos em decorrência de um câncer, em Varsóvia.
Zulawski alcançou fama mundial com sua adaptação cinematográfica do romance A noite americana, de Christopher Frank, que o diretor polonês intitulou de O Importante é Amar (1975), com Romy Schneider e Klaus Kinski.
Outro de seus grandes sucessos foi o filme Possessão (1981), uma brilhante interpretação de Isabelle Adjani que valeu a ela o prêmio de melhor atriz no festival de Cannes de 1981.
Cosmos foi o última filme de Andrzej Zulawski, um longa-metragem baseado no romance do também polonês Witold Gombrowicz, e que em agosto de 2015 recebeu o prêmio de melhor direção no Festival de Locarno.
No princípio de sua carreira cinematográfica, Zulawski trabalhou como um dos assistentes do diretor polonês Andrzej Wajda nos sets de seus filmes Samson, a Força Contra o Ódio (1961), Amor aos 20 anos (1962) e Cinzas (1965).
Zulawski sempre foi considerado um diretor controvertido, que gostava de surpreender e provocar o espectador. Ele mesmo se definia como "um indivíduo recalcitrante", que fazia filmes sobre o que o torturava.
O diretor nasceu em 1940 em Leopólis (então Polônia e hoje Ucrânia), em plena ocupação nazista, e poucos anos depois deixou seu país para se instalar junto com sua família em Paris, onde estudou na Sorbonne.
O cineasta tinha três filhos, um deles com a atriz francesa Sophie Marceau, de quem se separou em 2001 após 17 anos de relacionamento. Em 2002 recebeu a ordem francesa da Legião de Honra.