PUBLICIDADE

Morre Donald Sutherland, de 'Jogos Vorazes' e ícone do cinema, aos 88 anos

Morte foi confirmada por seu filho, o também ator Kiefer Sutherland.

20 jun 2024 - 14h51
(atualizado às 16h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Donald Sutherland em 'Os Pilares da Terra'
Donald Sutherland em 'Os Pilares da Terra'
Foto: IMDb/Reprodução

Morreu nesta quinta-feira (20) o ator Donald Sutherland, aos 88 anos. A morte foi confirmada no Instagram por seu filho, o também ator Kiefer Sutherland. Segundo o portal The Hollywood Reporter, Donald morreu em Miami, por conta de uma "doença de longa duração".

Em publicação feita no Instagram, Kiefer anunciou a morte do pai e prestou uma breve homenagem à sua carreira: 

"Com o coração pesado, digo que meu pai, Donald Sutherland, partiu. Eu pessoalmente acredito que ele é um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca assustado por um papel, bom, mau, ou feio. Ele amava o que ele fazia e fazia o que amava, e não dá para pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida", escreveu. 

Veja abaixo a publicação:

Vida e Obra

Donald Edward McNichol Sutherland nasceu em 17 de julho de 1935 em Saint John, no Canadá, filho de Dorothy Isobel e Frederick McLea Sutherland. Estudou na Universidade de Toronto, e se formou com uma graduação dupla em engenharia e artes dramáticas. Em 1957, deixou o Canadá e partiu para a Inglaterra, para estudar na Academia de Londres de Música e Arte Dramática. 

A partir do início dos anos 1960, começou a ganhar destaque em pequenos papéis em filmes e programas de TV no Reino Unido. A grande reviravolta na sua carreira veio em 1967, com "Os Doze Condenados", um dos filmes de maior bilheteria daquele ano. 

A partir de então, sua carreira deslanchou com dezenas de personagens de destaque em obras como "M*A*S*H*", "Klute, O Passado Condena", "Três Ladrões Desajustados", "Laços de Sangue", entre outros. Historicamente, é um dos grandes atores da história do cinema a nunca ganharem uma indicação ao Oscar. Em 2018, no entanto, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas concedeu a ele um Oscar Honorário.

Em "M*A*S*H*", clássico antiguerra irreverente, Sutherland interpretou o personagem que o catapultou internacionalmente. "Ele mostrava o conceito da guerra sem mostrar a guerra", disse em 1970, em entrevista a um programa da CBC (via THR). "Quando você está em um campo, é insano ver corpos humanos voando e destroçados sem motivo algum. O tipo de insanidade criada em um ambiente daqueles, um tipo de mini-sociedade, aquilo era caos. Para muitas pessoas, representa a sociedade que temos hoje."

Politicamente engajado, Sutherland era um ativista social que lutava contra a guerra e a violência. Neste sentido, cabe destacar que seus grandes papéis têm relação justamente com textos políticos e antibélicos, e nisso entra também seu personagem mais famoso entre as novas gerações.

Sutherland interpretou o presidente Snow na saga Jogos Vorazes
Sutherland interpretou o presidente Snow na saga Jogos Vorazes
Foto: Lionsgate/Reprodução

Estamos falando, é claro, do Presidente Corionalus Snow, na saga "Jogos Vorazes", adaptação para os cinemas dos livros de sucesso de Suzanne Collins. Na trama, ele interpreta um presidente tirano e linha dura de Panem, personagem que é inimigo direto de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence).

Em entrevista concedida à revista GQ em 2014, Sutherland contou os bastidores de como o papel de Snow chegou até ele. "Não me ofereceram o papel. Eu gosto de ler os roteiros, e ele capturou a minha paixão. Eu escrevi uma carta [para o estúdio]. O papel do presidente tinha talvez uma fala no roteiro, talvez duas. Não fazia diferença alguma. Eu achava que era um filme incrivelmente importante, e eu queria fazer parte dele. Pensei que podia acordar um eleitorado que estava dormente deste os anos 70."

Sutherland continuou extremamente ativo nos últimos anos. No IMDb, acumula quase 200 créditos de atuação, e esteve em projetos como as séries "The Undoing", "Swimming with Sharks" e, mais recentemente, o faroeste "Lawmen: Bass Reeves". Já nos cinemas, esteve em "Ad Astra", "Moonfall: Ameaça Lunar" e "O Telefone do Sr. Harrigan".

Donald Sutherland deixa cinco filhos, uma neta, Sarah Sutherland, e a esposa. Dois filhos, Kiefer e Rachel, são do segundo casamento, com Shirley Douglas; e três, Rossif, Angus e Roeg, são do terceiro casamento, com Francine Racette. 

Morre Donald Sutherland: 10 personagens essenciais do ator Morre Donald Sutherland: 10 personagens essenciais do ator

Fonte: Redação Entre Telas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade