Morre Gary Kurtz, produtor de 'Star Wars'
Responsável por 'Uma Nova Esperança' e 'O Império Contra-ataca' tinha 78 anos
Gary Kurtz, produtor do primeiro Guerra nas Estrelas e de O Império Contra-ataca, faleceu aos 78 anos no último domingo (23) em North London, Inglaterra. Ele sofria de câncer.
"Gary era um amado marido, pai, avô, amigo, colega e mentor, cujo trabalho e talento abrangia cinema, fotografia, música e história do cinema", dizia um comunicado da família dele, divulgado pelo The Hollywood Reporter. "Ele era um fuzileiro naval, um viajante do mundo, um homem do ar livre e um ser humano gentil e compassivo. Seu trabalho de vida era compartilhar a maravilha da narrativa audiovisual através da arte do cinema. Bem conhecido por seu trabalho como produtor de Loucuras de Verão, Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Cristal Encantado, Gary era apaixonado por contar histórias que compartilhavam a humanidade dos personagens de formas divertidas para o público do mundo todo. Gary era um homem magnífico, que fará muita falta. A família agradece por seus pensamentos amorosos."
O ator Peter Mayhew, interpréte de Chewbacca na trilogia original e em O Despertar da Força, usou o Twitter para homenagear Kurtz.
"RIP Gary Kurtz", escreveu ele. "Um grande cineasta e homem acabou de falecer. Sem ele, não haveria 'Força'. Você será lembrado nos filmes incríveis que você fez e que tocaram milhões de vidas", escreveu Mayhew.
Além de levar para as telas a saga dos Skywalker, Kurtz produziu Loucuras de Verão e O Cristal Encantado. Depois que Star Wars surpreendeu a todos, fazendo um grande sucesso inesperado na indústria, George Lucas e Kurtz se sentaram para criar uma sequência. O cineasta entregou as rédeas ao diretor Irvin Kershner, mas a produção ultrapassou o cronograma e Lucas foi forçado usar do próprio dinheiro para completar o filme. Kurtz entrou em cena para dirigir o trabalho de segunda unidade no filme. Mas, quando chegou a hora de fazer O Retorno de Jedi, Kurtz foi substituído por Howard Kazanjian como produtor. Mark Hamill, o eterno Luke Skywalker, posteriormente comparou a separação deles a "mamãe e papai se divorciando".
Veja também: