Morre Glenda Jackson, vencedora de dois Oscars, aos 87 anos
Com atuação para além das grandes telas, Glenda foi parlamentar pelo Partido Trabalhista do Reino Unido.
Morreu, nesta quinta-feira (15), Glenda Jackson, atriz britânica vencedora de dois Oscars. Jackson faleceu aos 87 anos, em sua casa, de causa não revelada. A informação foi confirmada pelo agente da musa, Lionel Larner.
"Glenda Jackson, atriz e política duas vezes vencedora do Oscar, morreu pacificamente em sua casa em Blackheath, Londres, esta manhã, após uma breve doença, com sua família ao lado", disse Larner através de um comunicado.
Recentemente, a atriz havia concluído as filmagens do longa-metragem baseado em fatos reais 'The Great Escaper', ao qual atuou ao lado de Michael Caine. Na renomada carreira, a estrela conquistou duas estatuetas douradas: a primeira em 1969, com 'Mulheres Apaixonadas'; seguida de 'Um Toque de Classe', em 1973 – as duas na categoria de Melhor Atriz.
Em um de seus papéis mais icônicos, deu vida à rainha Elizabeth I, na série 'Elizabeth R', em 1971 – e com isso venceu um Emmy. Em 1990, resolveu pausar a profissão para dedicar-se à política, tornando-se parlamentar pelo Partido Trabalhista do Reino Unido.
Nascida em 9 de maio de 1936 e filha de pais da classe trabalhadora, foi uma das maiores críticas do partido ao qual pertencia durante o período intitulado New Labour, liderado por Tony Blair.
"Hoje perdemos uma das maiores atrizes do mundo e eu perdi uma melhor amiga de mais de 50 anos", completou Larner.