Morre Lewis Gilbert, diretor de três filmes de James Bond
O cineasta britânico tinha 97 anos de idade.
O cineasta Lewis Gilbert morreu aos 97 anos de idade. O filho do diretor, John Gilbert, confirmou em entrevista para a BBC que seu pai "morreu tranquilamente enquanto dormia". O realizador partiu em Mônaco, onde vivia desde 1975, após "sofrer de demência por quase uma década".
Gilbert foi indicado ao Oscar, Globo de Ouro e Palma de Ouro em Cannes por seu trabalho na comédia dramática Como Conquistar as Mulheres (1966), que traz Michael Caine no papel do mulherengo Alfie.
O cineasta realizou três filmes da franquia dedicada ao agente secreto James Bond: Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (1967), 007 - O Espião Que Me Amava (1977) e 007 Contra o Foguete da Morte (1979).
"Lewis foi um verdadeiro cavalheiro. Fez uma enorme contribuição à indústria do cinema britânico e aos filmes de James Bond", afirmaram os produtores Michael G. Wilson e Barbara Broccoli, que trabalharam em diversos filmes sobre o personagem, em comunicado conjunto. "Seus filmes não são adorados apenas por nós, mas são considerados clássicos dentro da série. Vamos sentir muito a sua falta."
Nascido em Londres no ano de 1920, Lewis era filho de artistas e se apresentou em números musicais aos 5 anos de idade. Após a morte de seu pai, Lewis investiu na carreira de ator durante a infância e adolescência e foi o provedor de sua família. Apesar das chances de estudar atuação, Lewis preferiu buscar a carreira de diretor e foi assistente de Alfred Hitchcock em A Estalagem Maldita (1939).
Durante a Segunda Guerra Mundial, Lewis usou seus conhecimentos para servir à Royal Air Force Film Production Unit e First Motion Picture Unit, produzindo filmes de propaganda nas divisões militares dedicadas à produção audiovisual no Reino Unido e Estados Unidos.
Após a guerra, Lewis investiu na carreira de diretor, roteirista e produtor, tendo realizado filmes como A Sombra do Pecado (1955), O Céu ao Seu Alcance (1956), Amanhã Sorrirei Outra Vez (1958), Afundem o Bismarck (1960), Revolta em Alto Mar (1962), O Despertar de Rita (1983) e Shirley Valentine (1989).
Em 1997, Lewis foi condecorado Comendador da Ordem do Império Britânico. Seu último filme como realizador foi Before You Go (2002), estrelado por Julie Walters.
Veja também