PUBLICIDADE

Morre Michael Gambon, o Dumbledore de Harry Potter

Morte do ator de 82 anos que interpretou o diretor de Hogwarts em seis dos oito filmes de Harry Potter foi confirmada nesta quinta-feira

28 set 2023 - 09h15
(atualizado às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Dumbledore, vivido por Michael Gambon
Dumbledore, vivido por Michael Gambon
Foto: Reprodução

O veterano ator Michael Gambon, famoso por interpretar Alvo Dumbledore, o diretor de Hogwarts em seis dos oito filmes de Harry Potter, morreu aos 82 anos. Um comunicado feito pela família nesta quinta-feira, 28, informou que ele veio a óbito após "um ataque de pneumonia".

"Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia. Michael tinha 82 anos. Pedimos que vocês respeitem nossa privacidade neste momento doloroso e obrigado por suas mensagens de apoio e amor", disse o comunicado.   

O ator nasceu em Dublin, na Irlanda, e já ganhou quatro vezes o British Academy Television Awards, também conhecido como BAFTA TV Awards, que é um prestigioso conjunto de prêmios concedidos pela indústria televisiva do Reino Unido, similar ao Emmy dos Estados Unidos.

Atores da saga Harry Potter que já morreram Atores da saga Harry Potter que já morreram

Michael Gambon é conhecido por seu extenso catálogo de trabalhos na TV, cinema, rádio e teatro ao longo de uma carreira de décadas. Nos últimos anos, ele interpretou Albus Dumbledore em seis dos oito filmes de Harry Potter.

Ele também é conhecido por interpretar o detetive francês Jules Maigret na série Maigret da ITV e por estrelar a série da BBC The Singing Detective. Michael fez sua primeira aparição no palco em uma produção de Otelo no Gates Theatre, em Dublin, em 1962, e foi nomeado cavaleiro por sua contribuição à indústria do entretenimento em 1998.

O ator também teve uma atuação memorável na adaptação da BBC de 2015 de The Casual Vacancy, de JK Rowling, e sua ilustre carreira teatral inclui participações em The Norman Conquests, de Alan Ayckbourn, The Life Of Galileo e na produção de Henry IV, Partes 1 e 2, de Nicholas Hytner no Teatro Nacional.

Dentre suas outras atuações, em 2016, ele apareceu como Soldado Godfrey na adaptação para o cinema de Dad's Army, e seus outros papéis no cinema incluíram dramas de época, como The King's Speech de 2010, Gosford Park de 2001 e Victoria & Abdul de 2017.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade