PUBLICIDADE

Morre Norman Jewison, diretor 7 vezes indicado ao Oscar, aos 97 anos

Responsável por No Calor da Noite e Feitiço da Lua, cineasta teve extensa colaboração com a indústria cinematográfica.

22 jan 2024 - 22h32
Compartilhar
Exibir comentários

Conhecido por sua vasta contribuição à indústria cinematográfica, o diretor Norman Jewison morreu no último sábado (20), aos 97 anos, em sua casa. A confirmação aconteceu na tarde desta segunda-feira.

Foto: Peter Brooker/Shutterstock / Adoro Cinema

Indicado sete vezes ao Oscar, o realizador era conhecido por sua versatilidade atrás das câmeras vista em projetos distintos, como na condução do drama racial No Calor da Noite, no thriller Crown, o Magnífico, no musical Um Violinista no Telhado e na comédia romântica Feitiço da Lua. Por sua contribuição, recebeu o prêmio Irving G. Thalberg Memorial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 1999.

Durante sua trajetória, não apenas fez parte importante de honrarias, como era conhecido por obter ótimas atuações de seus distintos elencos. 12 de seus atores foram indicados ao Oscar, com cinco longas na disputa de Melhor Filme. Entre tantos gêneros, flertava com diferentes aspectos da injustiça social.

Nascido em julho de 1926, em Toronto, Canadá, o cineasta começou a trabalhar ainda jovem com especiais musicais de TV. Presenciou um episódio de racismo e segregação que ficou em sua mente. Anos depois, veio a dirigir alguns dramas envolvendo a temática como A História de um Soldado e Hurricane - O Furacão.

Foto: Adoro Cinema

Durante os seus primeiros anos trabalhando com audiovisual, Norman escreveu, dirigiu e produziu diversos programas televi…

Leia o artigo em AdoroCinema

Um dos melhores filmes de monstros da história está no streaming: Este clássico inspirou cineastas como Peter Jackson

O melhor thriller do ano já passou pelos cinemas: O diretor David Fincher trabalhou nesse filme por 16 anos

Para milhões de fãs de cinema, ele fez o melhor filme de todos os tempos: Este diretor mestre esteve fora por 10 anos e agora está pronto para voltar a ativa na Netflix

Sindicato de cineastas elege os 80 filmes melhor dirigidos de todos os tempos

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade