Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre Vladimir Carvalho, aclamado cineasta brasileiro, aos 89 anos

Vladimir foi um dos maiores documentaristas do nosso país, assinando títulos como O País de São Saruê, Conterrâneos Velhos de Guerra e mais.

25 out 2024 - 13h29
Compartilhar
Exibir comentários

Vladimir Carvalho, um dos mais aclamados documentaristas brasileiros, morreu na manhã de quinta-feira (24) em Brasília. O cineasta de 89 anos estava internado há três semanas por conta de um infarto seguido de problemas renais, mas infelizmente, não resistiu. A informação foi confirmada por sua família.

Foto: UFRGS / Adoro Cinema

Irmão mais velho do diretor Walter Carvalho e com mais de 50 anos dedicados ao audiovisual nacional, Vladimir assinou títulos como Conterrâneos Velhos de Guerra, Barra 68: Sem Perder a Ternura, Rock Brasília: Era de Ouro e País de São Saruê. Ele também foi professor da Universidade de Brasília por mais de duas décadas, além de fundador da Associação Brasileira de Documentaristas e da Fundação Cinememória.

"Ele nos deixa um grande legado, não só da sua produção cinematográfica, mas também do seu olhar crítico sobre a ditadura militar, e foi também um dos que resistiram naquele momento de muitas dificuldades para a nossa universidade", lamentou a reitora da UnB, Márcia Abrahão, no Instagram.

Governador do Distrito Federal desde 2019, Ibaneis Rocha (MDB) foi mais um que prestou homenagem a Vladimir nas redes sociais, declarando luto de três dias na unidades federativa:

"Referência do cinema brasileiro, o professor Vladimir Carvalho dedicou sua arte para denunciar injustiças e dar voz aos desassistidos numa época de censura e de perseguição política."

O velório será realizado nesta sexta (25), no Cine Brasília, às 9h30. O cineasta será sepultado às 14h no jazigo…

Leia o artigo em AdoroCinema

O que é Cota de Tela? Senado aprova projeto de lei que retoma espaço para filmes brasileiros nos cinemas

Dia do Cinema Brasileiro: Premiado em Cannes, um dos mais belos filmes nacionais finalmente chegou ao streaming

Estes são os 6 filmes brasileiros que podem representar o país no Oscar 2025: Dois deles já estão no streaming

Festival do Rio 2024: 5 Filmes brasileiros imperdíveis na programação do evento carioca

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade