Morre Zé Celso, pilar do teatro brasileiro, aos 86 anos
O ator, dramaturgo e diretor brasileiro foi um dos maiores revolucionários do teatro no Brasil.
José Celso Martínez Corrêa, o grande Zé Celso, criador do teatro tropicalista e fundador do Teatro Oficina, morreu aos 86 anos. Ele foi vítima de um incêndio em seu apartamento, em São Paulo, na última terça-feira (4) e não resistiu às queimaduras e danos ao pulmão. O óbito foi confirmado pelo Teatro Oficina, companhia fundada por ele.
O dramaturgo estava internado na UTI do Hospital de Clínicas de São Paulo há dois dias com mais de 50% do corpo queimado e sob efeito de sedação e ventilação mecânica devido à quantidade de fumaça inalada. Além dele, seu marido, Marcelo Drummond, e os atores Ricardo Bittencourt e Victor Rosa, também estavam no apartamento e seguem em observação no Hospital São Paulo.
Quem foi Zé Celso?
José Celso Martinez, nascido em Araraquara, foi um alicerce na resistência do teatro brasileiro ao longo de seus mais de 60 anos no palco, revolucionou a dramaturgia em formatos, expressividade e temáticas. Zé Celso foi preso e exilado durante a ditadura militar e, ainda assim, persistiu sendo uma figura irreverente e ousando em seus trabalhos.
Em 1958, enquanto estudava Direito na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, fundou o Grupo de Teatro Amador Oficina. A companhia teatral, ativa e efervescente desde então, é considerada patrimônio cultural brasileiro. Com montagens icônicas como Roda Viva, de Chico Buarque, O Rei da Vela e Ga…
Os 10 melhores filmes românticos - para quem ama e para quem odeia o gênero