Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre Zé Celso, pilar do teatro brasileiro, aos 86 anos

O ator, dramaturgo e diretor brasileiro foi um dos maiores revolucionários do teatro no Brasil.

6 jul 2023 - 12h24
(atualizado em 8/7/2023 às 11h00)
Compartilhar
Exibir comentários

José Celso Martínez Corrêa, o grande Zé Celso, criador do teatro tropicalista e fundador do Teatro Oficina, morreu aos 86 anos. Ele foi vítima de um incêndio em seu apartamento, em São Paulo, na última terça-feira (4) e não resistiu às queimaduras e danos ao pulmão. O óbito foi confirmado pelo Teatro Oficina, companhia fundada por ele.

Foto: Reprodução/Redes Sociais / Adoro Cinema

O dramaturgo estava internado na UTI do Hospital de Clínicas de São Paulo há dois dias com mais de 50% do corpo queimado e sob efeito de sedação e ventilação mecânica devido à quantidade de fumaça inalada. Além dele, seu marido, Marcelo Drummond, e os atores Ricardo Bittencourt e Victor Rosa, também estavam no apartamento e seguem em observação no Hospital São Paulo.

Quem foi Zé Celso?

Foto: Adoro Cinema

José Celso Martinez, nascido em Araraquara, foi um alicerce na resistência do teatro brasileiro ao longo de seus mais de 60 anos no palco, revolucionou a dramaturgia em formatos, expressividade e temáticas. Zé Celso foi preso e exilado durante a ditadura militar e, ainda assim, persistiu sendo uma figura irreverente e ousando em seus trabalhos.

Em 1958, enquanto estudava Direito na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, fundou o Grupo de Teatro Amador Oficina. A companhia teatral, ativa e efervescente desde então, é considerada patrimônio cultural brasileiro. Com montagens icônicas como Roda Viva, de Chico Buarque, O Rei da Vela e Ga…

Leia o artigo em AdoroCinema

Os 10 melhores filmes românticos - para quem ama e para quem odeia o gênero

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade